Seguidores

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

FREI DAMIÃO EM MOSSORÓ NA DÉCADA DE 70.

Por José Mendes Pereira


Foto do Relembrando Mossoró - Lindomarcos Faustino

Nas décadas de 60, 70, 80..., constantemente Frei Damião de Bozzano visitava a nossa querida Mossoró, a pedidos de alguns empresários mossoroenses, que mantinham aquela fé no religioso, para que os seus comércios e indústrias fossem abençoados pelo sacerdote. Em sua companhia, como uma grande mãe protetora, Frei Damião sempre carregava o seu inseparável religioso amigo Frei Fernando. 

Disse Relembrando Mossoró - Lindomarcos Faustino: 

"E.M. ////071//// FREI DAMIÃO NA CASA FERREIRA - MOSSORÓ

Neste antigo registro, o comerciante (in memorian) JOSÉ FERREIRA DA COSTA, recebendo em sua loja de calçados e confecções, no centro da cidade, o missionário capuchinho italiano, FREI DAMIÃO DE BOZZANO, também de saudosa memória. Por onde passava o frade arrastava multidões em seu trabalho de evangelização no Nordeste brasileiro". 

Frei Damião e seu inseparável amigo Frei Fernando. - http://www.cnovos.com/2014/08/saudoso-frei-damiao-lembranca-de-seus.html

Frei Damião não aceitava mãos de fiéis sobre a sua cabeça, mas não era por orgulho, e sim porque aumentava o problema da sua escoliose. 

www.panormaio.com

Eu me lembro-me que na década de 70, em uma das suas missões em Mossoró, à noite, no lago da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no grande Alto da Conceição, a fila de fiéis era enorme, e quando chegou a minha vez de ser abençoado pelo frei Damião, coloquei a minha mão sobre a sua cabeça. De repente com a sua mão, frei Damião tirou a minha mão que estava sobre a sua cabeça dizendo-me:

 "- Não ponha a sua mão sobre a minha cabeça!". 

Eu estranhei aquela atitude do religioso, vez que ele era e é considerado um verdadeiro santo entre os homens do nordeste brasileiro e de outras regiões do chão do Brasil.

Mas, posteriormente, não sei se é verdade, falaram-me que ele tinha sido advertido por um médico que tratava da sua escoliose, que não deixasse ninguém colocar a mão sobre a sua cabeça, porque aumentava mais ainda o problema. 

De fato! Uma, duas mãos sobre um corpo, não afeta. Mas milhares de mãos, mesmo uma de cada vez, na sequência, tem que pesar, e isso faz com que prejudique mais ainda o corpo que tem escoliose.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário