Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2024

SE VIVA ESTIVESSE DONA DULCE MENEZES DOS SANTOS, A ÚLTIMA CANGACEIRA DO BANDO DE LAMPIÃO À FALECER, ESTARIA COMPLETANDO 101 ANOS DE IDADE NO DIA DE HOJE (23/05/2024)...

Geraldo Antônio De Souza Júnior

... porém no dia 09 de dezembro de 2022, quando contava com a idade de 99 anos, Dulce Menezes dos Santos partiu desse mundo deixando para trás uma história e um legado para essa e as futuras gerações de estudiosos e pesquisadores do tema cangaço. Um legado de força, garra, determinação e principalmente de superação, afinal foi levada contra sua vontade para o cangaço e teve a graça de ser uma das sobreviventes de Angico na ocasião em que Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado da Força Policial Volante alagoana, perderam suas vidas de forma trágica na manhã do dia 28 de julho de 1938 na Grota do Angico no estado de Sergipe. Quis Deus e o destino que ela sobrevivesse para contar sua história de vida e a saga vivida por ela durante o tempo que passou junto ao bando de Lampião.

Com a partida de Dulce Menezes encerrou-se um ciclo histórico ao que se refere aos remanescentes-sobreviventes do bando do temível e famigerado Lampião. Era a última "peça" de uma "engrenagem" chamada cangaço.

A fotografia que ilustra essa matéria foi registrada no ano de 2015 durante uma de minhas visitas à ela na cidade paulista de Campinas, onde residia.

Que dona Dulce tenha encontrado na eternidade a paz que tanto desejou em épocas passadas. São os meus sinceros votos.

Fica aqui minha homenagem e meu agradecimento aos familiares de dona Dulce Menezes, em especial a minha querida amiga Martha Menezes, que sempre me receberam e abriram as portas de suas casas para que eu pudesse conhecer e entrevistar essa importante personagem da história cangaceira-nordestina.

Fica o registro!

https://www.facebook.com/GeraldoJunior2017/posts/pfbid02DeAGoo7npL3hmZenRsVmoYki1BfW6hiVyBt4LtLaoogFa8DvDEQ6VcdesbqZG6ETl?comment_id=1140765297255818

http:/8/blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário