Seguidores

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

CASA ONDE VIVEU O COITEIRO PEDRO DE CÂNDIDO - DELATOR DO LOCAL ONDE LAMPIÃO E SEUS CANGACEIROS ESTAVAM ESCONDIDOS - FAZ PARTE DA VISITAÇÃO À GROTA DO ANGICO.

 Por José Mendes Pereira 


Algumas pessoas que estudam o cangaço chamam de Pedro de Cândida, mas segundo o saudoso escritor e pesquisador do cangaço Alcino Alves Costa, certa vez me falou que não é Pedro de Cândida, e sim, Pedro de Cândido, seu pai se chamava Cândido, e sua mãe dona Guilhermina. Disse-me ele que muito conheceu o casal. 

O LOCAL DA MORTE do traidor de Lampião, PEDRO DE CÂNDIDO.

O LOCAL DA MORTE de PEDRO DE CÂNDIDO, o homem que traiu Virgolino Ferreira da Silva, o rei "Lampião", ele denunciou ao Tenente João Bezerra da Silva, o esconderijo do famoso cangaceiro, facilitando o seu assassinato e de mais 10 cangaceiros e um volante policial, na Grota do Angico, em Poço Redondo no Estado de Sergipe, em 28 de Julho de 1938.

Pedro foi assassinado alguns anos depois, no local acima (cidade de Piranhas no Estado de Alagoas), pelo adolescente SABINO, que nas altas horas da madrugada escura, vendo-o vestido com um capote, pensou se tratar de um lobisomem, e, enfiou-lhe uma faca no peito.

Fonte: facebook

Página: Voltaseca Volta

Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário