Seguidores

domingo, 30 de janeiro de 2011

Sinhô Pereira - Por José Mendes Pereira

Foto do cangaceiro Sinhô Pereira - Acervo do Cariri Cangaço

Sebastião Pereira da Silva nasceu em Vila Bela, no Estado de Pernambuco, no dia 20 de janeiro de 1896 e faleceu em 1972.

Devido guerras contra a família Carvalho, ele foi obrigado a se tornar cangaceiro e chefe de cangaceiros. Em 1922, Lampião recebeu das  suas mãos o bando de fa´cinoras,  pois o Sinhô Pereira foi embora para Goiás, juntamente com o primo, o Luiz Padre, e só retornou a sua terra natal, que era Pajeú, em junho do ano de 1971, quando foi visitar a família lá em Serra Talhada, também no Estado no Estado de Pernambuco.

Foi o primeiro e único patrão de Lampião. Algumas vezes Lampião se juntava a outros cangaceiros, mas depois das invasões os bandos se separavam.

Em alguns textos que você já os leu, é provável que tenha encontrado Lampião agregado a outros bandos. Mas ele se aliava somente para fazer assaltos.

Apesar dos dois bandoleiros não serem parentes, jamais se desentenderam durante o período de cangaço.

O Sinhô Pereira quando deixou a vida de bandoleiro, mudou-se para outro lugar, pois tinha problemas reumáticos, e, nos últimos meses, estava sofrendo fortes dores. Não só as dores que vinha sentindo, e outros motivos contribuíram para a desistência da vida cangaceira, tais como: pressões de parentes, amigos, e até mesmo o Padre Cícero, o qual lhe deu uma carta de apresentação, encaminhada ao Vigário de uma cidadezinha do Sul do Piauí. E com essa carta, viajaram Sinhô Pereira e seu primo Luis Padre.




Ninguém sabia se a polícia já tinha conhecimento da partida deles para o Piauí. Mas o certo foi que ao entrarem no Estado do Piauí foram atacados pela polícia, que os obrigou a voltarem para Pernambuco. No mesmo ano fizeram outra tentativa, e conseguiram. O primo caminhou por uma região do Estado e o Sinhô Pereira por outra, levando consigo dois cangaceiros amigos, os quais iriam os escoltando para se encontrarem com Luís Padre que já se achava em um povoado de Goiás.

Lampião juntamente com o seu bando de cangaceiros e os remanescentes do bando de Sinhô Pereira, passou a chefiar o grupo, e se tornar um dos principais bandidos do Sertão.

Sinhô Pereira morreu rodeado de tristeza, pois queria passar o seu tempo ao lado dos seus familiares, e construído uma bela família, onde o acobertasse de felicidades.


                                              

                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário