Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Instituto de Educação de Mossoró-RN, 1959.

Instituto de Educação de Mossoró-RN, 1959.

Esta imagem mostra o antigo "Instituto de Educação de Mossoró-RN", atualmente "Escola Estadual Jerônimo Rosado", localizado na Rua Ferreira Itajubá, Praça Dom João Costa, Bairro Santo Antônio. Foi fundado em 1959, que teve por objeto reunir vários níveis de ensino, do primeiro ao segundo grau. Sua arquitetura era voltada para um novo projeto educativo, reunindo todas atividades escolares num único local.


Foi algo moderno e contemporâneo, característico das políticas governamentais de JK-Juscelino Kubitschek, (12/09/1902-22/08/1976).

O projeto arquitetônico do Instituto de Educação foi de autoria do arquiteto Moacir Gomes da Costa, (07-06-1927), natural de Caicó-RN.

Observando, por meio da fotografia em tela, a leveza geométrica das retas, deduz-se que o arquiteto seguiu a escola de Niemeyer que ousou fazer arte com o concreto, usando retas e curvas tendo como plano de fundo, somente a imensidão do céu.

A fotografia, sua provável autoria deva ser do fotógrafo Manuelito Pereira - 1910-1980 Esta escola formou muitas gerações locais, e no decorrer das décadas posteriores a data de sua fundação, a denominação deste estabelecimento foi alterada várias vezes, dentre estas, Colégio Estadual de Mossóro e atualmente Escola Estadual Jerônimo Rosado. Porque este patrono foi escolhido, não há uma explicação fundamentada, considerando que não constam registros de que este patrono haja sido algum educador.

ADENDO

Eu fui um dos alunos deste estabelecimento, de 1972 a 1975, mas já com o nome de "Escola Estadual Jerônimo Rosado". É o maior Colégio público, com 25 salas de aulas, com uma estrutura muito bonita. Duas enormes rampas, as quais levam os alunos para o primeiro andar às suas salas de aula.  Finalmente, depois de muitos anos sem ganhar reforma, ele foi premiado, e está sendo reformado.

José Mendes Pereira


Fontes: Origem do arquivo fotográfico - site Azougue.com, acessado em 29/12/2010.

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Télescope.
Extraído do blog:

Um comentário:

  1. Anônimo18:18:00

    Nossa, você copiou na íntegra o meu texto. Telescope.

    ResponderExcluir