Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Graf Zeppelin em Mossoró-RN, 1937.

Graf Zeppelin em Mossoró

O gigantesco dirigível alemão, o Graf Zeppelin, com 235 metros de comprimento, que chegava a alcançar a velocidade de 110 km/hora, cuja viagem entre Frankfurt(Alemanha) e Rio de Janeiro(BR) tinha duração de 2 dias, e aqui, nesta foto, o vemos sobrevoando os céus da terra de Santa Luzia, e pela posição dele, dirige-se no sentido noroeste.

Embora esta foto esteja publicada em alguns sites com a data de 1940 e 1945, adotou-se a data de 1937 para a mesma, justamente porque a partir de 1937 os vôos entre Alemanha e Brasil foram suspensos, primeiro, em decorrência do acidente aéreo do Hidenburg, ocorrido em 07/05/1937, em Lakehurst, nos EUA, e segundo, pelas questões políticas decorrentes das relações entre Brasil e Alemanha, durante a II Guerra Mundial.

Ao centro da foto, está a Pça. Vigário Antonio Joaquim, com jardins construídos, as ruas pavimentadas, ao fundo, a Catedral de Santa Luzia, atrás da Catedral, vê-se parte da estrutura do Mercado Público e à direita da Catedral, o inicio da Rua Bezerra Mendes, e o Ginásio Diocesano Santa Luzia, ladeando a praça pelo lado norte. Atualmente, não mais existe este Ginásio, em seu lugar, existe uma agência do Banco do Brasil. Conforme Câmara Cascudo relata que, no local do Ginásio, havia o Hotel da Generosa o qual hospedou várias comissões durante os festejos do 30 de setembro de 1883, ocorridos na cidade.

A Catedral, ao longo dos anos, também, foi totalmente descaracterizada, perdeu a beleza de suas linhas e detalhes arquitetônicos. Como bem frisou o jornalista Ricardo Allan, em 01/11/09, no CB, "os brasileiros não prezam suas construções antigas. Preferem demolir tudo e pôr no lugar um monstrengo qualquer". É assim que eles pensam que estão sendo modernos...

Sobre o patrono desta praça, nesta outra postagem, já foram apresentados os seus dados biográficos.

ADENDO

Não tenho segurança em afirmar que o tamanho do Zepelin, segundo o texto, 235 metros esteja errado. Mas tenho as minhas dúvidas. 235 metros para a época, é muito grande nos ares.

José Mendes Pereira


Fontes:  BRITO, Raimundo Soares de. Ruas e Patronos de Mossoró (Dicionário), Vols I e II, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, setembro de 2003;  CASCUDO, Luís da Câmara. Notas e Documentos para a História de Mossoró, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, 4a. Edição, maio de 2001; COSTA, Andréa Virgínia Freire. Lugares do passado ou espaços do presente? Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, Mossoró-RN, abril de 2009; ROSADO, Vingt-un. "Mossoró", 2a. ed. 2006,Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado;   Fonte do arquivo fotográfico P&B; Graf Zeppelin. Fotografia de Manuelito Pereira (1910-1980). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário