Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O cangaceiro Volta Seca e o escritor Jorge Amado

http://www.releituras.com/biofotos/jorgeamado.jpg 
Jorge Amado

O cangaceiro Volta Seca guardou por muito tempo um jornal que seria para ele obrigar o escritor Jorge Amado engoli-lo. Pois ele o acusava de ter o chamado de capitão de areia. Mas com o passar do tempo, ele desistiu, alegando que o tempo tinha passado, e por último só queria paz, paz... 
Jorge Amado escreveu em um de seus livros que o conheceu muito, em Água de Menino, na Bahia. E se ele o conheceu, foi quando estava preso. Porque na Bahia, nunca o cangaceiro, segundo ele, tinha andado na capital baiana. E o Jorge Amado, escreveu que tinha o visto em Água de Menino, sendo capitão de areia.

http://4.bp.blogspot.com/_wPjVbE3J99w/SyE9pLOABQI/AAAAAAAAA2c/yP2P3GjXDZA/s400/OgAAAOkzDcDWxOHwiIq0_KY0LHwZAjbVv6VhT5zjkm7pHFQAGukVsYbEHRt9PmSTs_9Kjgbr-XLtwjRuIJuJppoCHegAm1T1UFceH1rApsVU5C5uRLT_NvaMpO_9.jpg 
Volta Seca ainda menino, primeiro ao lado direito 

Uma vez Volta Seca deixou de ganhar um dinheirinho em uma peça teatral, que iria acontecer no Hotel Serrador, sendo ele um dos participantes.  Sabendo que o escritor Jorge Amado iria assistir à peça, desistiu.
Todas às vezes que fugiu do presídio, nunca voltou ao convívio carcerário por espontânea vontade.  Ele esperou que fosse capturado pelos policiais
Volta Seca participou do filme “Cangaceiro”, do Lima Barreto. 

E muito colaborou com as suas orientações, os sofrimentos nas caatingas...

http://3.bp.blogspot.com/__H9bzug4-Pg/TS35sU4c-sI/AAAAAAAABD8/fY1HVGQkadc/s1600/Lampi%25C3%25A3o_MB.jpg

Quando Lampião faleceu, ele ainda estava na cadeia. Mas soube através dos noticiários, e mesmo assim, o presídio em que ele estava era muito perto de Sergipe. Logo que soube que o rei Lampião tinha caído na armadilha, apesar de muito ter sido seu amigo, mas não sentiu nenhum sentimento, alegria e nem de tristeza.
Apesar das constantes discussões que ele sempre tinha com Lampião, no período em que viveu subordinado ao rei, jamais teve a intenção de dizer que ele não era um bom homem.
Geralmente o ser humano é assim mesmo. Às vezes, bom e em outros casos, não tão bom.  E por que Lampião não podia ter também as suas falhas?
O ser humano é cheio de falhas. Aquele que não apresentar falhas neste mundo, com certeza, pode pedir um altar, só pode ser  o Jesus Cristo que voltou novamente a terra. 

Fonte: Jornal "O Pasquim de 1973. 
Participação do Dr. Ivanildo Alves da Silveira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Mendes, essa foto de Lima Barreto postada é do escritor falecido em 1922, não é do Lima Barreto, o cineasta que fez O cangaceiro em 1953. Cuidado com os homônimos, eles existem... Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Grande Tiago Fragata:

    Muito obrigado pela sua correção. Mesmo procurando na Internet não encontrei a foto do Lima Barreto. O porquê eu não sei lhe explicar.

    ResponderExcluir