Seguidores

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OS DEZ DESMANDAMENTOS DA PRAIA DO PREÁ

Por: Dr. Lima


A Praia do Preá fica situada no Distrito de Caiçara, distante 36 Km da sede do município de Cruz e 300 Km de Fortaleza. A praia é conhecida pelas suas belezas naturais, com destaque para as lagoas do seu entorno como, por exemplo, Lagoa da Formosa, Lagoa de João Francisco, Lagoa dos Monteiros e Lagoa de Jijoca - a maior do Ceará. As dunas de areias movediças e as matas ciliares complementam a beleza que encantou Iracema, A Virgem dos Lábios de Mel. Mas, com todos estes encantos, há também seus desencantamentos.

[P2020016[5].jpg]
1º) A estrada de acesso à Praia do Preá são dez quilômetros de piçarra cujo trajeto é feito com muitas dificuldades. A poeira e trepidação no verão contrastam com água e lama durante a quadra invernosa. Os ônibus que levam turistas para Jericoacoara são obrigados a irem até Jijoca de Jericoacoara, onde os passageiros são transferidos para jardineiras ou caminhonetes aumentando o percurso em 10 km.
2º) O povoado da Praia do Preá tem uma população de cera de 4.000 hab., com mais de 100 ruas e avenidas, mas todas sem denominação. As dificuldades para localizar uma residência ou comércio é motivo de muitas reclamações por parte das pessoas que fazem a entrega de correspondências, mercadorias, cobradores e até das empresas de prestação de serviços como a COELCE que, na maioria das vezes, não conseguem localizar o destinatário, haja vista que muitas famílias são recém-chegadas na comunidade e não são conhecidas dos vizinhos.
 
3º) O abastecimento d’água da comunidade é feito através da Associação Comunitária que foi projetado para atender a 200 famílias. Hoje, são mais de 800 ligações. É muito frequente a falta de água nas torneiras, principalmente nas horas mais quente do dia e nos finais de semana e feriados, quando o consumo de água aumenta com a demanda.
4º) Muitas ruas não tem sistema de iluminação pública, pois faltam as luminárias que nunca foram instaladas, mas a taxa de iluminação é cobrada nas contas de luz dos consumidores residenciais e comerciais. Algumas luminárias foram compradas pelos consumidores para que fossem instaladas. Várias lâmpadas estão apagadas e o problema aumenta com a chegada dos fortes ventos do verão que queima as lâmpadas ou arrebenta a fiação, embora o serviço de manutenção esteja sempre presente na comunidade e a falta de energia não mais aconteceu.
5º) A coleta de lixo é feita apenas nas principais ruas e há muitos terrenos baldios cobertos pelo lixo. Os depósitos de coleta de lixo são virados pelos animais que saem a procura de comida espalhando o lixo pelas ruas com a ajuda dos fortes ventos. Quem mais sofre com o lixo é a comunidade de Cavalo Bravo para onde vai todo o lixo de Preá e Vila de Caiçara.
6º) O calçamento que foi feito na rua principal, em uma extensão de 1.500m, já está desmanchando em vários trechos e coberto de areia. Com a passagem intensa de veículos a poeira invade as residências, motivo de reclamações das donas de casas que tem seus móveis e eletrodomésticos danificados pela poeira.
7º) O atendimento médico – odontológico no PSF da comunidade é precário e a presença destes profissionais é uma raridade. O serviço de enfermagem é feito por profissionais de muita competência e profissionalismo, mas não é capaz de atender a toda a demanda do posto.
8º) Uma equipe de policiais da PMTUR faz a segurança na comunidade embora não tenha intimidado os atos de vandalismos e pequemos roubos e furtos, que ainda são praticados, mas a população já se sente mais segura, pois elementos de alta periculosidade já foram tirados do meio da sociedade.
9º) Os telefones públicos, que foram instalados na comunidade, é um problema para quem precisa fazer ligação de um orelhão, pois dificilmente irá encontrar um que funcione a contento, entre os mais de dez que foram instalados na comunidade. Os atos de vandalismo são responsáveis pela danificação de muitos aparelhos. O Sinal para celular é muito precário e dificilmente se consegue completar uma ligação.
10º) A exploração sexual, as drogas, o vandalismo e a falta de compromisso com a educação, por parte de muitos jovens, tem sido os fatores que mais vem causando preocupação e desgosto para muitos chefes de família na Praia do Preá, motivos geradores de um grave problema social, que também preocupa as autoridades.

Vale lembrar ao leitor que as fotos foram inseridas, não para acompanharem os itens, apenas para mostrar a beleza da Praia do Preá.

 
Visite o: "Blog do Dr. Lima"
Dr. Lima reside em Cruz , no Estado do Ceará. É agrônomo,
 professor, radialista e jornalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário