Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morte de Steve Jobs é comparada à de Lennon


Uma das personalidades mais inovadoras – se não a mais – visionárias e criativas do mundo da tecnologia. É assim que as publicações especializadas, que analistas, jornalistas e geeks sempre enxergaram Steve Jobs. O fundador da Apple morreu nesta quarta-feira (05/10) aos 56 anos. Em 2003 ele lutou contra um câncer de pâncreas. No início deste ano ele se afastou da companhia que criou em 1976 para cuidar da saúde, mas continuou como CEO. 
 
Ele foi eleito presidente do Conselho de Diretoria imediatamente. Mas a função não foi cumprida  por muito tempo, como já era esperado por muitos no mercado.

Em agosto, Jobs publicou em sua carta de demissão apenas alusões aos seus problemas de saúde, que parecem ter motivado sua decisão. “Sempre disse que quando chegasse o dia em que não conseguiria mais cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a reconhecer. Infelizmente esse dia chegou”.

Em 2004, ele foi submetido a uma cirurgia para tratar uma forma rara de câncer no pâncreas. Apesar de a cirurgia ter sido um sucesso, ele seguiu enfrentando problemas de saúde nos anos seguintes. Em  janeiro de 2009,  tirou seis meses de licença e, neste ano, precisou de outra.

Falando em nome do conselho da empresa, Art Levinson, presidente da Genentech, elogiou as realizações e liderança de Jobs, logo assim que ele deixou o cargo pela segunda e última vez. “A extraordinária visão de Steve e sua liderança salvaram a Apple e a guiaram até sua posição atual como a empresa de tecnologia mais inovadora e valiosa do mundo”.

A primeira saída de Jobs ocorre em 1984, após uma luta de poder na diretoria. Ele foi, então, para a Next Computer. A Apple adquiriu a Next em 1996, trazendo Jobs de volta. Ele voltou como CEO no ano seguinte e começou a transformação gradativa da empresa, que foi uma das mais respeitadas  e de maior sucesso  no mundo.

Por meio da internet, fãs e competidores  expressaram sua tristeza em relação ao estado de saúde de Jobs e sua admiração por suas realizações.

Vamos relembrar alguns dos momentos e inovações mais notáveis deste grande nome para o setor de tecnologia e, por que não, para o mundo.

Algumas frases de Steve Jobs
 
1. “Às vezes, quando você inova, comete erros. É melhor admiti-los rapidamente e continuar a melhorar suas outras inovações.” 

2. "Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim... Ir para a cama à noite, dizendo que fizemos algo maravilhoso... É isso que importa para mim.”

3. "Eu valia mais de US$ 1.000.000 quando eu tinha 23, e mais de US$ 10.000.000 quando eu tinha 24 anos, e mais de $ 100.000.000 quando eu tinha 25 anos, e não era assim tão importante porque eu nunca fiz isso por dinheiro."

4. "O único problema com a Microsoft é que eles simplesmente não têm gosto. Eles não têm absolutamente nenhum gosto. E eu não quero dizerem uma maneira pequena, quero dizer em forma geral, no sentido de que eles não pensam em ideias originais, e eles não trazem muita cultura em seus produtos.”

5. "Fizemos os botões na tela parecerem tão bons que você vai querer lambê-los."

6. "Inovação se distingue entre um líder e um seguidor".
7. "Quero dizer, algumas pessoas afirmam: Oh, Deus, se [Jobs] for atropelado por um ônibus, a Apple estaria em apuros. E, você sabe, eu acho que não seria uma festa, mas há pessoas realmente qualificadas na Apple. Meu trabalho é fazer com que toda a equipe executiva seja boa o suficiente para serem sucessores, e é isso que eu tento fazer.”

8. "Nós não temos a chance de fazer muitas coisas, e cada uma deve ser realmente excelente. Porque esta é a nossa vida. A vida é breve, e então você morre, sabe? E todos nós escolhemos o que fazer com as nossas vidas. Então é melhor que seja muito bom. É melhor valer a pena."

9. "Eu sou a única pessoa que conheço que perdeu um quarto de bilhão de dólares em um ano... É muito bom para a construção do caráter."

10. “Tenho tanto orgulho do que nós não fazemos quanto tenho do que fazemos.”

11. "A qualidade é mais importante do que a quantidade. Um gol de placa é melhor do que um gol feio.” (original: “One home run is much better than two doubles.”)

12. "Eu sempre quis possuir e controlar a tecnologia de ponta em tudo que fazemos."

13. “É preciso dizer não para mil coisas para termos a certeza de que não estaremos no caminho errado ou não tentaremos fazer demais.”

14. "Você quer passar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou você quer uma chance de mudar o mundo?" (Falada para convencer Sculley a sair da Pepsi e se tornar o CEO da Apple)

15. "Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança."

16. "Eu quero colocar uma marca no universo."

17. "Meu trabalho não é o de pegar leve com as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores."

18. "Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.”

19. "Os produtos cansam! Não há mais sexo neles! "
 
 
Fontes:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário