Seguidores

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um pouco de Sérgio Dantas

 Por: Lampião Aceso
Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Sérgio Dantas

Notáveis são sempre as entrevistas realizadas pelo estimado amigo; artista, músico, interprete, confrade e bloqueiro, Conselheiro Cariri Cangaço,

O músico Kiko Monteiro e o escritor João de Sousa Lima

Kiko Monteiro em seu espetacular e impagável Lampião Aceso, sem dúvidas, uma das mais sensacionais páginas do cangaço na internet. Muitos são os personagens e muitas foram as entrevistas. Hoje trazemos um pouco de Sérgio Dantas, um dos mais respeitados pesquisadores e escritores da temática, para conhecer a entrevista na íntegra, visite o nosso: www.lampiaoaceso.blogspot.com

Com vocês um pouco mais de Sérgio Dantas:

Lampião Aceso: Eleja a pérola mais absurda que já leu sobre Lampião?

Sérgio Danats: Vou passar esta (risos). Já ouvi muita bobagem, não posso negar. Todavia, em respeito às pessoas que as disseram – as quais foram bastante simpáticas e solícitas para comigo quando as entrevistei-, deixarei de declinar os ‘causos escabrosos’ a mim relatados.

Lampião Aceso: Diante de tantas polêmicas surgidas posteriormente a tragédia em Angico alguma chegou a fazer sentido, levando-o a dar atenção especial ex.: “Ezequiel não morreu e reaparece anos mais tarde”, “João Peitudo, filho de Lampião”, “O Lampião de Buritis” e “a paternidade de Ananias”?

Sérgio Danats: São temas polêmicos, é fato. No entanto, quem os defende, tem seus argumentos. E eu os respeito. Posso até não aceitar este ou aquele ponto de vista, mas, por outro lado, tento discordar de forma cortês. Afinal, vivemos em um país onde a liberdade de expressão e opinião ‘ainda’ é livre...E, convenhamos, a dialética é saudável ao debate, até para se chegar a uma mínima verossimilhança dos fatos - já que a ‘verdade absoluta’ é impossível em História.

Lampião Aceso: E Lampião: morreu baleado ou envenenado?

Sérgio Danats: Hemorragia causada por ferimento de arma de fogo.

Lampião Aceso: Não precisa detalhar, mas em que assunto ou personagem está trabalhando ou qual gostaria de estudar para a publicação desta pesquisa. Enfim qual a próxima novidade que teremos em nossas estantes?

Sérgio Dantas: Talvez uma segunda edição do meu primeiro trabalho Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada, devidamente revisada e reescrita em uma linguagem menos acadêmica. Todavia, como é um livro grande, com 452 páginas, isso vai levar algum tempo ainda. E, de toda forma, ainda é um projeto. Não sei se terei condições de levar a cabo essa tarefa em razão de obrigações outras.

Tudo isso e muito mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário