Seguidores

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Memória: Estação Ferroviária de Mossoró com locomotivas no pátio, anos 50.


É uma das atrações da Estação das Artes Elizeu Ventania, antiga estação de trem de Mossoró.
Memória: Estação Ferroviária de Mossoró com locomotivas no pátio, anos 50.

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA DE CAMPINAS – JAGUARIÚNA

Maria Fumaça

Este é um dos poucos passeios de Maria Fumaça que restam no Brasil. É uma boa opção para quem mora na região de Campinas e também na capital paulista, já que é um dos únicos passeios de Maria Fumaça próximos de São Paulo.
A Maria Fumaça de Campinas está bem conservada. Ela tem monitores que explicam seu funcionamento e passa por fazendas centenárias da época do café. É um ótimo passeio para as crianças e também para os mais velhos que chegaram a viver a época da Maria Fumaça e dos trens no Brasil.
Ela já foi inúmeras vezes utilizada como cenário de novelas de época como Terra Nostra, Sinhá Moça, Cabocla, entre outras. Dizem que já foram gravadas mais de 20 novelas ali. Na entrada da estação é possível ver fotos dos artistas que fizeram as novelas com roupas de época.
Estação Anhumas
Estação Anhumas
O trajeto
A Maria Fumaça sai da estação Anhumas (em Campinas) e segue em direção à cidade de Jaguariúna. Logo que ela sai da estação já começa a passar por várias paisagens bonitas e fazendas da época do café. Em cada vagão (na verdade chamados de carros), há um monitor (guia) que descreve os locais que o trem passa e fala sobre as fazendas e seus respectivos donos. Em alguns casos, o guia informa até quem foi o arquiteto que construiu a casa, entre outras coisas. É uma boa aula de história sobre a região.
Durante a viagem de trem para a estação Tanquinhos tivemos a explicação do funcionamento do trem a vapor, carinhosamente apelidado pelos portugueses de Maria Fumaça. Podemos ver também um telefone da época que funciona a manivela, bem diferente dos celulares usados hoje em dia.
Depois o passeio segue pra cidade de Jaguariúna onde há um museu e também é possível tirar fotos com roupa de época.
Uma das fazendas que o trem passa
Uma das fazendas que o trem passa.
Foto antiga
Dicas do Viajante
É um passeio muito legal para fazer com os amigos e com as crianças. No trem, há um vagão restaurante que vende bebidas e também salgados. É bacana ficar sentado neste local e curtir a paisagem, já que as janelas são grandes e as poltronas confortáveis.
Se estiver bebendo algo, fique atento para que o seu copo não caia com o balanço do trem. Se fizer o passeio de meio percurso, provavelmente você ficará com um gostinho de quero mais.É uma boa opção para aqueles que não estão com muito tempo para curtir ou com crianças muito pequenas.
Na volta do meu passeio, um trio com sanfona, pandeiro e tambor voltou tocando e animando os passageiros com músicas do interior (no estilo das músicas “Menino da Porteira” e “Asa Branca”). Foi bacana voltar com trilha sonora. Evite ir com roupas novas e claras devido à fuligem que a Maria Fumaça solta (ela pode sujar e até mesmo furar sua roupa).
A Estação Anhumas fica próxima do Shopping Dom Pedro que é um lugar legal para conhecer. Se você não conhece vale a pena conferir. Não esqueça de levar sua câmera para as fotos.
Vagão restaurante
Vagão restaurante
Trem
Trem
Trilhos
Trilhos

Fontes de pesquisas:
Blog: Panoramio

Nenhum comentário:

Postar um comentário