Seguidores

domingo, 22 de janeiro de 2012

Silvino Araújo - Silvino do Curral Novo


Antigo canoeiro do Rio das Contas, Silvino Araújo, mesmo arregimentando capangas, ficou equidistante dos conflitos envolvendo rabudos (Silvas) e mocós (Gondins). Atuava em faixa própria. Quando circulou o boato de que a "Coluna Prestes" iria marchar sobre Jequié Silvino não hesitou em colocar seus homens à disposição do delegado de polícia Erotides Soares, com o fito de assegurar a defesa da cidade.

Suas relações com Marcionílio Sousa foram boas até o momento em que brigou com Tranquilino por causa de ocupação de terras. Enfrentou os Cauaçus em mais de uma oportunidade, quando estes aterrorizavam o município e circunvizinhanças.

O clímax da briga envolvendo Tranquilino e Silvino ocorreu durante os meses que antecederam a Revolução de 30. Enquanto Tranquilino apoiava o governo Washington Luís, Silvino decidiu-se pelos revolucionários, empreendendo viagens à capital do Estado, conduzindo jagunços que se incorporavam como mercenários às hostes da oposição.

O conflito entre os dois se agravou em abril de 1930, quando dez homens de Tranquilino atacaram o caminhão de Silvino, nas proximidades da Fazenda "Babilônia". Depois de sustentar fogo com seus desafetos, Silvino conseguiu escapar. Outro atentado ocorreu a 25 de outubro, ocasião em que o bando de Tranquilino, chegando primeiro, ocupou Jequié. O trem de passageiros foi atacado nas imediações da estação, sendo obrigado a recuar até Jaguaquara. Avisado com antecedência, Silvino saltara antes. Durante os poucos dias em que ocupou Jequié Tranquilino e seus seguidores praticaram uma série de arbitrariedades.

A vitória dos revolucionários culminou com a prisão de Tranquilino e seus asseclas, enquanto Silvino passou a ser alvo das melhores atenções. Silvino se identificou de tal sorte com o local em que estabeleceu seu "quartel-general" que ficou conhecido como Silvino do "Curral Novo", mesmo depois da Revolução de 30, que selou a sorte dos velhos coronéis.
  
Web site: 
Autor:   tabernadahistoriadejequie.blogspot.com
Adquirido no blog: "O Cangaço em Foco" - Archimedes Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário