Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CANGACEIRO ARVOREDO


A madrugada mal acabou, o novo dia de súbito nasceu no cume  da  Serra da Conceição nas terras de Jaguarari, municipio do norte da Bahia.Num dia agora distante, do mês de maio de 1934, o cangaceiro  Hortêncio Gomes da Silva (Arvoredo) seguiu na direção do novo dia, e do seu último sol. 

No exercicio de liderança do bando, ele desceu a serra nas proximidades do povoado de Barrinha em busca de água para seus comandados que a dois sóis se escondiam na serra.  O destino não avisou aos  dois jovens  o João da Biana e Cicero José Ferreira (Xisto), que madrugaram procurando uns jumentos que haviam desaparecidos da propriedade rural da família.

Bando do cangaceiro Alvoredo

No meio da mata: a surpresa, o medo, um grande  pesadelo, pela frente o temível cangaceiro Arvoredo, que os obrigou à segui-lo, e  ordenando  os dois réfens a adentrar  pela mata fechada. No temor de serem levados ao acampamento e serem mortos pelo bando, os dois irmãos não encontraram outra alternativa a não ser enfrentar o bandoleiro, 

João Biano

João com um canivete e Xisto com um facão entraram em luta corporal e rolaram pelo chão, Xisto tentou fugir, mas foi ameaçado de morte por João. 

Cícero Ferreira - Xisto

Durante a luta o cangaceiro estava pesado, todo aparatado. levou a pior e acabou dominado e desarmado e levando várias perfurações de canivete. Os rapazes abondonam o cenário da luta, porém, precisavam levar alguma prova para polícia. Quando voltam encontram Arvoredo de joelhos, suplicando a Nossa Senhora para não morrer. Mas, depois de arrancar-lhe o patuá que carregava no pescoço, ele foi sangrado a golpe de facão. 

Como prova cortaram a mão do cangaceiro e levaram para a tropa da polícia que se encontrava no povoado de Barrinha. Na companhia dos dois rapazes a polícia foi até o local do crime e lá encontrando o corpo, levaram até a estação do povoado e em seguida  a sede do município em Jaguarari a bordo de um alto de linha(Troller) da Companhia Ferroviária Leste Brasileiro. 

Sepultura do cangaceiro Arvoredo, em Jaguarari - detalhe - AC = Arvoredo Cangaceiro:

O corpo de Arvoredo foi sepultado no cemitério velho de Jaguarari(Próximo ao cruzeiro). Com a morte de Arvoredo, os matadores receberam uma recompensa de 4 contos de réis, a liderança do grupo ficou com o destemido cangaceiro Calais, que também infernizou por aqueles sertões e  vingou a morte do chefe matando familiares dos  rapazes.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário