Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

LAMPIÃO, O CANGACEIRO MÍSTICO


Mediante diversos depoimentos que lemos sobre o rei do cangaço, chegamos à conclusão que ele era um homem com sentimento religioso. 

Acreditava também em orações fortes, mas tinha verdadeiro pavor a bruxarias. Visitava freqüentemente uma vidente que vivia na serra da Umã, PE.  Ele respeitava os seus dotes de clarividência, que por três vezes consecutivas tinham sido comprovados. Sempre que podia, Lampião visitava esta vidente, uma vez que tinha fé nos seus poderes de premonição.
           
Uma curiosidade que nos chamou bastante a atenção era o costume que Lampião conservava de rezar todo dia para as almas dos inimigos que ele mesmo matava. E isto está comprovado no depoimento de Marcos Passarinho, cangaceiro que foi recolhido a cadeia de Princesa PB, em 1923.
           
Vejam o depoimento do cangaceiro:

- Lampião tem um rusaro cum bem 100 conta. Quando se dá uma brigada e ele sai limpo, Nego Véi (Lampião) bota o ruzaro e reza pulus difunto pra disbastá (diminuir) os pecado.

Quando um cangacero de fora vai vistá ele ou trocá sirviço, ele bota o rusaro e amostra... essa oração é pra fulano.... essa é pra sicrano...( Trocar serviço é programar assalto, morte ou outros, de interesse deles.)
           
Então, como explicar um cangaceiro com dotes de religiosidade? O misticismo tem destas discrepâncias. O indivíduo tem instinto cruel, vingativo, mau, contudo acredita que Deus o protege para que ele resolva as injustiças, que segundo a sua lógica, são cometidas. Matava com o mais cruel requinte de perversidade em nome de Deus e ainda achava  que Ele o perdoava com uma simples oração. Era uma visão distorcida de justiça da época do cangaço. E Lampião, como o maior representante do cangaço do Nordeste, era realmente um cangaceiro místico.

FONTES DE PESQUISA    

Além das fontes referentes aos livros sobre Lampião, acrescentar estas abaixo:

1 – Cangaceiros Coiteiros e Volantes de José Anderson
      Nascimento.
2 -  Território dos Coronéis - de Alberto Galeno
3 -  Revista Fatos & Fotos – Abril de 1970
4 -  Adágios Brasileiros – Leonardo Mota
5 – Contos Cearenses – Francisco Linhares
6 -  Benjamim Abrahão – Firmino Holanda

Observação:

Mesmo pesquisando na Internet não encontrei a fonte referente a este pequeno artigo, pois eu o adquiri em páginas bastante estragadas. 
Se o autor deste se sentir prejudicado, basta enviar e-mail: josemendesp58@gmail.com, que eu providenciarei colocar o seu nome como o verdadeiro autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário