Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Palco de polêmica


A carreira literária de José de Alencar (1829-1877) iniciou com um conflito: em 1856, ele publicou as Cartas sobre a Confederação dos Tamoios. que criticavam duramente a qualidade do poema de Gonçalves de Magalhães. Sua vida política também sofreu tumultos, como o impedimento de sua candidatura ao Senado por iniciativa de D. Pedro II.

Mas as polêmicas não pararam por aí; chegou inclusive aos palcos e às capas de jornais. Ismênia dos Santos, atriz e empresária do Teatro São Luís, encomendou uma peça ao escritor em 1875. Alencar decidiu, então, tirar da gaveta O jesuíta, texto criado 14 anos antes, tendo como protagonista um inaciano que constrói um discurso de engrandecimento da pátria. A montagem do espetáculo foi encenada apenas nos dias 18 e 19 de novembro de 1875: a ausência de público fez com que ela saísse rapidamente de cartaz e, por isso, ficou conhecida como "peça maldita".

O número ínfimo de espectadores provocou a reação do autor, que, em sua coluna semanal no jornal O Globo (um homônimo do atual), acusou o povo brasileiro de ser indiferente à questão patriótica. As páginas do periódico se tornaram palco de uma briga entre Alencar e Joaquim Nabuco (1849-1910), que respondia em sua própria coluna valorizando a cultura estrangeira.

Texto publicado no blog Saiba História, postado pelo Prof. Adinalzir.

Um comentário:

  1. Prezado José Mendes Pereira
    Sabes como é a vida de professor. São aulas aqui e ali e compromissos mil. De modo que as vezes fica meio complicado se organizar, mas devagarzinho a gente chega lá. Hoje eu publiquei um texto aqui e outro lá. É só conferir e comentar, lá e aqui, rsrs. Estou divulgando também no Twitter e Facebook. Valeu amigo, pela visita!

    ResponderExcluir