Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

Conhecê-los é preciso

Por: José Mendes Pereira

Quem gosta de estudar "Cangaço", quase fanático, com certeza tem vontade de conhecer uma boa parte dos cangaceirólogos, isto é aqueles que são responsáveis pelas pesquisas; alguns levando a vida quase nas caatingas, outros de vez em quando, e outros  se encarregam de divulgar o que viram e o que aprenderam com outros.

Quem não mora nas regiões onde viveram os cangaceiros, fica muito difícil de conhecer esta gente, mas se procurar participar de alguns encontros que acontecem em diversas cidades do nordeste, frequentar uma vez no ano o Cariri Cangaço, aos poucos irá ter o prazer de ouvir de algum ou alguns cangaceirólogos, quais os cangaceiros eles mantiveram contatos direto.

Quem não estuda "Cangaço" e não sabe o que é ser um estudante do tema, geralmente diz que o sujeito está perdendo o seu tempo, por viver diante de uma tela ou livros, lendo as histórias sobre cangaceiros.

Mas se engana. Sim senhor! O tema cangaço é um dos mais estudados em nosso Brasil. É uma literatura bem organizada, bem pesquisada, montada com pessoas responsáveis e interessadas para deixar para as futuras gerações. 

Morando no Rio Grande do Norte conheço apenas seis cangaceirólogos, mas pretendo ainda conhecer uma boa parte dessa gente.

São eles:


Rostand Medeiros

Este foi o primeiro cangaceirólogo que eu conheci, em junho de 2011, na capital de Natal. Rostamd Medeiros é historiógrafo, escritor e pesquisador do cangaço. Reside em Natal no Estado do  Rio Grande do Norte.


Paulo Medeiros Gastão

Apesar de morarmos em Mossoró, não tão distante, o conheci à noite, do mesmo dia em que conheci Rostand Medeiros, quando da entrega de um exemplar que o historógrafo mandou para ele. 

Paulo Medeiros Gastão é Pernambucano, da cidade de Triunfo. É empresário, professor universitário, escritor e fundador da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, tendo sido o primeiro Presidente desta.


Aderbal Nogueira

Conheci o Aderbal Nogueira através de um convite do Dr. Paulo Medeiros Gastão, em janeiro deste ano, quando ele se encontrava hospedado no Hotel Thermas de Mossoró, juntamente com esposa e filhos. Aderbal Nogueira é cineasta e pesquisador do cangaço e reside na capital alencarina - Fortaleza, terra da Iracema, de José de Alencar.

 
Maristela e o Capitão Bonessi

Maristela Mafuz

Também a conheci no Hotel Thermas. É a esposa do cineasta Aderbal Nogueira, ela sendo cineasta/fotógrafa particular do esposo. Maristela Mafuz é Gaúcha, residindo em Fortaleza-CE.


Lemuel Rodrigues

Também o conheci no Hotel Thermas no mesmo dia em que conheci o Aderbal Nogueira e a sua esposa, Maristela Mafuz. Lemuel é professor universitário, pesquisador do cangaço e atual presidente da SBEC. Reside na cidade de Mossoró - Estado do Rio Grande do Norte.

Antonio Kidelmir Dantas

O Kidelmir o conheci na minha humilde casinhola, tendo ele se mudado para o conjunto Ulrick Graff,  bairro Costa e Silva, Mossoró, Rio Grande do Norte, no mesmo bairro que eu moro. 

Kidelmir é poeta, escritor, pesquisador do cangaço e funcionário da Petrobras. Foi presidente da SBEC.

Estes são os únicos cangaceirólogos que eu conheço até o momento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário