Seguidores

segunda-feira, 16 de abril de 2012

4 de janeiro de 1927, no “Diario de Noticias”

Por: Rubens Antonio
[Rubens+2.jpg]

4 de janeiro de 1927, no “Diario de Noticias”:
Não se dá treguas a Lampeão!...

A policia pernambucana fe–lo penetrar o Ceará – A perseguição continúa – A policia cearense vae entrar em acção

RECIFE, 3 – Argos – Graças á campanha iniciada, directamente, pelo actual governo, e orientada pelo dr. chefe de policia, os nossos sertões já se encontram livres co terrivel grupo de Lampeão, que tanto males tem causado á pacata população sertaneja.
Assumindo a chefia da Segurança Publica, o sr. chefe de Policia logo fez remetter para toda a região frequentemente assaltada por bandoleiros numerosa força, com ordens terminantes de dar–lhes combate sem treguas. Lampeão e seu grupo, a principio, offereceram forte resistencia, mas, finalmente, foram cedendo aos poucos, devido á violencia do ataque, deixando sem vida, no campo de luta, dois seus mais dedicados elementos
– Antonio Ferreira, irmão de Lampeão, e Manoel Marcellino, vulgo “Bom, devéras”.
Rechassados em frequentes ataques, demandaram os bandidos ás fronteiras do Ceará, sempre perseguidos pela policia pernambucana, sob o comando do major Theophanes Torres. Dahi seguiram para a Serra do Matto, onde actualmente estão, achando–se de caminho para Joazeiro. A nossa policia, de accordo com o estabelecido no convennio, penetrou o territorio cearense, a fim de não perder o rastro de Lampeão.
Segundo fomos informados, a policia cearense teve tambem ordem de ir ao encontro dos bandidos que, é bem possivel, muito breve estarão cercados por seus perseguidores.
Hontem, chegaram de villa Bella, presos e devidamente escoltados, quatro fazendeiros alli residentes, tidos como agenciadores e protectores de Lampeão.
Podemos adeantar foram elles recolhidos á Penitenciaria, e estão sendo ouvidos pelo chefe de policia, em declarado interrogatorio.

O padre Cicero solidario com o goveno de Pernambuco

O “Jornal Pequeno” diz: – Soubemos, de segura fonte, que o padre Cicero, a pessoa de maior influencia politica nos sertões cearenses, acaba de hypothecar seu inteiro apoio ao governo de Pernambuco, na campanha em que está empenhado contra os bandoleiros.
Folgamos em registrar essa nova, pois a nossa policia estava agindo sem nenhum auxilio, e já agora, tem a valiosa cooperação da policia cearense, bem como a de numerosos amigos daquelle influente politico nortista, tornando–se, assim, menos espinhosa a sua tarefa.
Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço:
Rubens Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário