Seguidores

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ESTUDAR O CANGAÇO É UMA COISA FASCINANTE

 Por: Neto Silva
Eliza, esposa, e Neto
 
Conhecer as histórias do nordeste, em especial a vida dos cangaceiros, é uma coisa muito fascinante. Comecei a me apaixonar por esse tema e vida real dessas pessoas através de histórias contadas por meu pai e algumas tias minhas. Meu admirável pai é descendente dos “ferreiras” da Paraíba/PB e residiam nas proximidades de Catolé do Rocha.
Meu avô por parte de pai, veio morar em Baixa Verde/RN, hoje João Câmara, com o objetivo de dar uma vida melhor aos filhos. Comprou um pequeno sítio e viveu lá até seu falecimento. Não tive oportunidade de conhecê-lo, pois Deus o levou antes do meu nascimento. Mas sei que foi um excelente batalhador, pai de família e uma pessoa de muita fibra.
Como já falei, meu pai e minhas tias contavam muitas histórias dos cangaceiros, principalmente de Lampião e, de tanto ouvir, passei a gostar. Mesmo com poucas condições financeiras, compro um livro aqui/ali, para conhecer um pouquinho da vida desses homens.
 
Conheci um historiador por nome de Rostand Medeiros, que o admiro muito. Ele é um grande conhecedor e pesquisador do cangaço. Tivemos algumas reuniões para debatermos sobre o assunto, pois todo iniciante sempre tem dúvidas a tirar, e quer conhecer um pouquinho a mais.
Já faz alguns meses que não nos reunimos, devido eu estar focado em uma demanda que me foi solicitada no setor onde presto serviços à Petrobras, sem falar do nascimento da minha filhinha Yasmin, que tenho que dar muita atenção e carinho, e também ao meu filho Paulo.
Estou lendo um livro "O Incrível Mundo do Cangaço", do escritor
 
Antonio Vilela de Sousa, vol. 1. É um livro muito rico em informações e fotografias, e em breve postarei alguns assuntos dessas páginas nesse blogger.
Neto – Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário