Seguidores

sexta-feira, 27 de abril de 2012

JOAOZINHO DE DANONA


Segundo Joãozinho de Danona, o bando de Virgulino Ferreira, o Lampião, esteve duas vezes em Pinhão. A primeira, na manhã de 22 de abril de 1929. A segunda em 1938.
Em 1929, dez cangaceiros invadiram a cidade. Além de Lampião, estavam presentes Corisco, Virginio (cunhado de Lampião), Alvoredo, Zé Fortaleza, Volta Seca, Ângelo Roque, Ezequiel Ferreira (irmão de Lampião) Luiz Pedro e Mariano.
"Nunca vou esquecer aquele dia", rememora o aposentado Joãozinho Batista da Costa. Segundo ele, Lampião estave em Pinhão para conseguir munição e dinheiro.
"Ele não ameaçava, nem, bolia com ninguém. As únicas coisas que fez foi andar pelas bodegas, procurar munição na cidade e nos mandar pegar alguns cavalos. Depois pediu que algumas pessoas fizessem uma cota entre os moradores para ajudá-lo"
"O bando de Lampião e a volante comandada pelo Tenente Menezes trocaram tiros e por sorte ninguém de Pinhão morreu"
"Na passagem do bando de Lampião em 14 de outubro de 1938, o cangaceiro Zé Sereno matou o soldado José Paes da Costa".
Joãozinho conta que: "Quando chegou a volante, que veio brigar aqui à noite, o Zé Sereno pediu ao soldado José Paes, que era amigo deles, para tirá-los da cidade, porque eles não conheciam muito bem a região. Zé Paes saiu com os cangaceiros e, mais adiante, depois de tê-lo guiado, sem mais nem menos Zé Sereno atirou nele, pelas costas, na traição. Não tinha motivo, foi só maldade."

José Emigdio da Costa Filho (Costinha), primeiro prefeito de Pinhão.

Nota de Reinaldo: 

Costinha era meu padrinho. Infelizmente, quando ele faleceu, em 1969, eu tinha 2 anos de idade. A história mostra que ele foi um grande homem e lutador para que Pinhão ficasse independente de Campo do Brito e tornasse cidade emancipada. Minha madrinha é a irmã dele, Dona Ninha, que admiro muito.
ww.reinaldopassos.com/noticias_pinhao_2010.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário