Seguidores

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Maria Bonita


Matia Gomes de Oliveira era filha de José Felipe de Oliveira e Maria Joaquina Déia. Do caral nasceram: Maria Bonita, Benedita, Joana, Antonia, Francisca, Dorzina, Zé de Déa, Izaias, Ozéas, Arlindo e Ananias. Ela entrou para o bando ao final de 1930,  a convite do próprio
Lampião, que ao avistá-la pela primeira vez ficou apaixonadíssimo pela sua beleza. O casal de cangaceiros teve uma única filha, Expedita Ferreira, nascida em 1932, que sobreviveu das quatro gestações de Maria Bonita, e foi  criada  por coiteiros.
Afirmam os historiadores que em alguns momentos, a  intervenção de Maria Bonita impediu vários atos de crueldade de Lampião.
Maria Bonita ficou conhecida mundialmente  como a "Musa e a Rainha do Cangaço"  e ocupava-se entre outras coisas de costurar a indumentaria dos cangaceiros.
Logo que Lampião levou Maria Bonita para ser sua companheira, outros cangaceiros resolveram  levar suas amadas para as caatingas,  Dizem que elas participavam de todas as atividades, inclusive dos combates.
Destacaram-se no cangaço:
Dadá, esposa do facínora Corisco, Lídia, que foi assassinada a pauladas pelo seu companheiro, o Zé Baiano,  e outra Maria, mulher do cangaceiro Pancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário