Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os três últimos cangaceiros vivos de um passado difícil

Candeeiro

Eles são  os últimos de um passado recente, que nossos filhos e netos apenas conhecerão pelas aulas e pelos livros. O cangaceiro Candeeiro  integra a última geração de contemporâneos a Lampião e Maria Bonita. De todos eles restam apenas: Candeeiro, que vive atualmente em Buíque, no Estado de Pernambuco.

José Alves de Matos, o cangaceiro Vinte e Cinco, que reside em Alagoas, também fez parte do bando dos cangaceiros do homem mais famoso - Virgulino Ferreira da Silva, o capitão Lampião.

O escritor João de Sousa Lima e o cangaceiro Vinte e Cinco

Das mulheres que participaram do movimento social de cangaceiros, apenas se encontra viva, a ex-cangaceira Dulce Menezes, ex-companheira do cangaceiro Criança e atualmente reside na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo.

Da esquerda para direita: Dulce, Dona Dil (sobrinha) e Cicera ( irmã de Dulce), que faleceu recentemente, próxima a completar 103 anos de vida, e o escritor João de Sousa Lima. Foto (do acervo do escritor)  

O ex-cangaceiro Candeeiro hoje é mais conhecido como Seu Né. Com a saúde debilitada e dificuldades de fala, ele, lembra de quando entrou para o bando de Lampião ainda adolescente e que o apelido de "Candeeiro" lhe foi dado pelo rei do cangaço devido à energia e disposição apresentados pelo jovem cangaceiro. Ele esteve em Angico (SE) e sobreviveu por um golpe do destino: na noite do ataque.  

3 comentários:

  1. Anônimo17:08:00

    CARO LIMA: GOSTARIA DE SABER SE OS NOBRES EX-CANGACEIROS DULCE, CANDEEIRO E VINTE E CINCO ESTÃO VIVOS. GRATO, ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA ´SERRINHA-BAHIA - antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amigo Júnior:

    Desculpa-me o atraso para sua pergunta. Estes três ainda continuam vivos. É claro que devido a idade dos três a qualquer hora poderemos receber notícias dos seus falecimentos.

    Muito obrigado pela sua participação ao nosso blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim A Dulce é minha Vó esta viva sim, ela esta com noventa anos completou agora em Maio.

      Excluir