Seguidores

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Roteiro Histórico e Cultural de Mossoró - 28 de Maio de 2012

Por: Geraldo Maia do Nascimento

A partir de hoje estaremos traçando um roteiro histórica/cultural e porque não dizer também turístico da cidade de Mossoró. Descreveremos alguns lugares e monumentos que contam a história da cidade.
               

Hoje começamos a falar sobre a construção do Hotel Thermas de Mossoró e da descoberta do petróleo em campos terrestres no Rio Grande do Norte. Parece, a primeira vista, estranho, mas os dois fatos estão interligados. Vamos conhecer essa história.
               
No final dos anos 70 o governo do Estado do Rio Grande do Norte passou a elaborar um plano de interiorização do turismo no Estado, já que até aquela ocasião, só a capital Natal recebia turistas. Como a iniciativa privada não tinha interesse em construir hotéis pelo interior, o próprio governo tratou de munir algumas regiões de acomodações adequadas para viabilizar o turismo. Algumas cidades praieiras e serranas foram beneficiadas com esses equipamentos. Para essas cidades, o principal atrativo para os turistas seria a própria natureza.
              
A cidade de Mossoró, segunda maior do Estado, também deveria receber um hotel para incrementar o turismo. O problema é que Mossoró, por se encontra em pleno sertão nordestino, não oferecia nenhum atrativo natural que pudesse atrair turistas. Sabia-se, no entanto, da existência de águas térmicas na região, em temperatura que chegava a atingir 50°C. Essa seria a solução: construir um hotel com piscinas de águas térmicas. Em 1979 o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral – perfurava o poço que alimentaria o hotel. Sabia-se que o lençol de águas térmicas estava a uma profundidade de aproximadamente 1000 metros. O poço foi concluído, toda a tubulação instalada e a bomba foi ligada para o enchimento das piscinas. No dia seguinte, para surpresa de todos, as piscinas estavam cheias de uma mistura de água com óleo, mistura essa indesejável para um hotel que já tinha até a festa pronta para a sua inauguração.
               
A Petrobras foi chamada e constatou que havia uma camada de petróleo a pouco mais de trezentos metros de profundidade. Perfurou outro poço para o hotel, bem isolado para não ser contaminado pelo óleo, e declarou a existência de um campo petrolífero em solos mossoroenses. Esse primeiro poço está em atividade até hoje no interior do hotel.
               
É comum se brincar com esse episódio, dizendo que em Mossoró é mais fácil achar petróleo do que água. 
               
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
Autor: Geraldo Maia do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário