Seguidores

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A CASA DO GONZAGÃO NO SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE

'Casa do Gonzagão' em Campina expõe réplica da oficina de sanfona do Seu Januário

Este ano, o São João de Campina Grande presta uma justa e grande homenagem a Luiz Gonzaga pelo seu centenário. E para enriquecer ainda mais as reverências ao Rei do Baião, foi montada no Parque do Povo a Casa do Gonzagão.

O espaço é uma réplica da casa onde Luiz morou em Exú-PE, e funcionará como um espécie de Museu expondo toda a história de vida dele. Ela será aberta ao público a partir das 20 h desta sexta-feira, 15 de junho. Os visitantes da Casa terão a oportunidade de obter informações detalhadas sobre as obras do artista, além de estar num espaço rústico que remonta aos ambientes onde viveu Luiz Gonzaga.

Casa do Gonzagão- A Casa compreende uma área de 300 m², e foi dividida em três ambientes: a entrada com a representação da casa onde Luiz Gonzaga morou em Exú-PE,  a segunda parte com os aspectos da casa de seu pai, Seu Januário, onde viveu durante a infância. Já no terceiro ambiente está o Museu de Luiz Gonzaga, com imagens do Rei e sua biografia completa.

Toda a trajetória de Luiz está cronologicamente exposta em painéis que medem 3 metros de altura, e dividida em seis épocas, desde seu nascimento em 1912 até o ano em que o país despediu-se do Rei do Baião, em 1989.

O ambiente é todo climatizado, está situado na parte de cima do Parque do Povo e funcionará até o dia 01 de julho, data em que se encerra a festa junina de Campina Grande.

O Rei do Baião - Autêntico representante da cultura nordestina, Luiz Gonzaga foi responsável por disseminar o forró, em especial o baião, pelo Brasil sempre na companhia da sua sanfona. O gênio na arte de inventar melodias e harmonias gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções, cantando o cotidiano do sertão nordestino, entre suas maravilhas e injustiças sociais.

‘ABC o Sertão’, ‘Respeita Januário’, ‘Paraíba’, ‘Olha Pro Céu’, ‘Xote das Meninas’, ‘Vida de Viajante’, ‘A Morte do Vaqueiro’, ‘Cigarro de Palha’ e ‘Hora do Adeus’ são algumas das obras que ajudaram a eternizar Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Pesquisadores – A Casa Gonzagão embora integrada na cidade cenográfica do Parque do Povo do Maior São João do Mundo, promovido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, é patrocinado pela empresa Estrutural Eventos (do empresário Jomário Souto). É um projeto de uma equipe multidisciplinar envolvendo jornalista cultural Xico Nóbrega, o ensaísta e pesquisador da história de Campina Grande José Edmilson Rodrigues, o historiador e pesquisador Thomas Bruno Oliveira, o designer Marco Túlio e Arthur Nunes, profissional de marketing.

Enviado pelo poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário