Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O facínora Lampião

Foto da página pribncipal do sítio oficial sobre Lampião

Em uma viagem que fez a Juazeiro do Norte, a convite do Padre Cícero Romão Batista, este considerado o "santo" do Nordeste Brasileiro, Lampião foi entrevistado pelo médico de Crato, Dr. Octacílio Macedo.

Dr. Octacílio Macedo - Cearense - da cidade de Crato

Lampião estava hospedado no sobrado de João Mendes de Oliveira, e, durante a entrevista, foi várias vezes à janela, atirando moedas para o povo que se aglomerava na rua para conhecer o famoso cangaceiro.

Algumas respostas da entrevista:

 Não se comove a extorquir dinheiro e a "variar" propriedade alheia?

Lampião - Oh! mas eu nunca fiz isto. Quando preciso de algum dinheiro, mando pedir "amigavelmente" a alguns camaradas.

Perguntado se deseja deixar esta vida:

Lampião - Até agora não desejei abandonar a vida das armas, com a qual já me acostumei e sinto-me bem. Mesmo que assim não sucedesse, não poderia deixá-la, porque os inimigos não se esquecem de mim, e por isso eu não posso e nem devo deixá-los tranquilos. Poderia retirar-me para um lugar longínquo, mas julgo que seria uma covardia, e não quero nunca passar por um covarde...

Perguntado sobre o cangaceiro mais valente do Nordeste:

Lampião - A meu ver o cangaceiro mais valente do nordeste foi
Sinhô Pereira. Depois dele, Luiz Pedro.

Sinhô Pereira e Luiz Pedro - Eram primos

Penso que Antonio Silvino foi um covarde, porque se entregou às forças do governo em consequência de um pequeno ferimento.

O ex-cangaceiro Antonio Silvino

Já recebi ferimentos gravíssimos e nem por isso me entreguei à prisão.

Sobre o futuro Lampião mostrou-se incerto, apesar de ter planos:

Lampião - Estou me dando bem no cangaço, e não pretendo abandoná-lo. Não sei se vou passar a vida toda nele. Preciso trabalhar ainda uns três anos. Tenho de visitar alguns amigos, o que não fiz por falta de oportunidade. Depois, talvez me torne um comerciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário