Seguidores

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Roteiro Histórico e Cultural de Mossoró IV - 01 de Junho de 2012

Por: Geraldo Maia do Nascimento

Do lado direito da Catedral de Santa Luzia, no centro de Mossoró, sob a sombra protetora de um velho tamarineiro, existe um monumento dedicado ao Vigário Antônio Joaquim. Consta de busto em pedestal que foi mandado construir pelo industrial mossoroense José Rodrigues de Lima, que para tanto contratou os serviços do artista Osísio Pinto. Numa placa na frente do pedestal está escrito: \\\"Vigário Joaquim de Brito: TU ES SACERDOS IN Æ I ERNUM. Ao Pe. Antônio Joaquim, memória de José Rodrigues - 1950.\\\"
               

 Monumento ao vigário Antônio Joaquim:


A inauguração do busto se deu em 2 de dezembro de 1953 e contou com a presença de autoridades e público em geral, tendo solene bênção do padre Luís da Mota, vigário Diocesano.
               
Antônio Joaquim Rodrigues foi vigário e político em Mossoró. Como vigário, pastoreou Mossoró por 51 anos, tendo substituído o padre Longino Guilherme de Melo; Como político, foi membro do Partido Conservador, exercendo o cargo de Deputado Provincial por vários mandatos, no período de 1853 a 1873, como representante de Mossoró. Durante esse período, lutou para que o Povoado de Santa Luzia de Mossoró fosse elevada à Vila e depois Cidade. E foi através de um projeto seu que em 9 de novembro de 1870, pela Lei Provincial nº 260, que Mossoró passa a categoria de Cidade. É famosa a frase que ele teria dito quando em regresso a Mossoró de férias legislativas: \\\"Fiz disto aqui uma cidade\\\".
               
O vigário Antônio Joaquim nasceu em Aracati, no estado do Ceará, em 5 de novembro de 1820 e morreu a 9 de setembro de 1894.


Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Geraldo Maia do Nascimento

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com/#

Se você quiser saber o que aconteceu com  Anathália Cristina Queiroga, clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/05/direito-que-anathalia-cristina-queiroga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário