Seguidores

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Roteiro Histórico e Cultural de Mossoró III - 31 de Maio de 2012

Por:  Geraldo Maia do Nascimento

É o maior e mais importante monumento histórico de Mossoró. Foi executado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, sob a direção do professor Otoni Zorline e sob a supervisão do professor Pedro Suzana.
               
O referido monumento foi oferecido a Mossoró pelo povo do Rio grande do Norte, por indicação da Câmara Municipal de Ceará Mirim, em homenagem póstuma ao grande mossoroense desaparecido quando em serviço do Estado, em 12 de julho de 1951, em Aracaju, Sergipe.
               

Consta de uma estátua de Dix-Sept, com 3,80m de altura, pesando 1.300 Kg, ladeada por dois grupos, de tamanho natural, de homens, mulheres e crianças. O pedestal onde se apoia o monumento é de granito róseo extraído do município de Angicos.
               
A inauguração do monumento se deu no dia 30 de setembro de 1953, com a presença do Governador Sílvio Pizza Pedrosa, na qualidade de chefe do executivo potiguar e orador oficial da cerimônia, em companhia de vários auxiliares de administração e representações do Tribunal de Justiça do Estado, Assembléia Legislativa e Prefeitos de vários municípios do Estado.
               
Na frente do pedestal, numa grande placa de bronze está escrito: \"Governador Jerônimo Dix-Sept rosado Maia. Morto na tragédia aviatória de Aracaju, a 12 de julho de 1951, quando, em missão do seu cargo e no benefício de sua gente, viajava à Capital da República, com o objetivo da solução de serviços e problemas do Estado, cujas condições econômicas e sociais o flagelo das secas, mais uma vez agravava, devastando a terra potiguar. Nele se conjugaram idealismo e ação, espírito público e solidariedade humana, capacidade de resistência e destino de comando-transfigurado, pela contagiante irradiação popular e o doloroso sacrifício em plena ascensão, numa legenda e num exemplo que o Rio Grande do Norte sempre recordará com emoção, confiança e orgulho. Homenagem do povo. \"
               
Do lado direito do pedestal, em outra placa de bronze: \"Eis porque Mossoró resistiu sempre sustentada em Deus e no estoicismo da sua gente. Gente digna de levar-se a uma cruzada, a uma expedição, a toda empresa que necessite de fé.\" Edgar Barbosa.
               
Na parte posterior do monumento, em placa de bronze: \"Mário Negócio, Felipe Cortez, José Borges e José Gonçalves, Secretário Geral e Auxiliares Geral do Governo desaparecidos, o primeiro, em Tacima, a 30 de março de 1951 e os demais, juntamente com o Governador Dix-Sept Rosado, no desastre aviatório de Aracaju, a 12 de julho do mesmo ano. A eles que, animados de acendrado amor à terra comum, pela qual sacrificaram a vida, legando aos pósteros um magnífico exemplo de virtudes cívicas, este preito do Rio Grande do Norte. A memória de todos os seus companheiros de infortúnio é também aqui reverenciado\".
               
Acima dessa placa encontra-se quatro medalhões em alto relevo, representando os homenageados acima.
               
Do lado esquerdo do monumento encontra-se outra placa em bronze contendo os dizeres: \"O povo de Ceará Mirim foi pioneiro desta homenagem. Encarregou-se da realização deste monumento uma comissão central constituída de Dr. José F. Vieira, Manuel L. Nogueira, Raimundo Rebouças filho, Francisco V. de M. Mota, Jorge de A. Pinto, Dr. Vicente da Mota Neto, Lauro da Escóssia, Dr. Vicente de Almeida, Dr. José A . Rodrigues, Jorge F. de Andrade, Capitão Manuel A . Freire, Lauro do Monte rocha, Jaime Hipólito Dantas e Cleide Siqueira\".
               
Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia nasceu em Mossoró em 25 de março de 1911 e morreu no desastre do avião PP-LPG da Linhas Aéreas Paulistas-LAP, no Rio do sal, próximo ao campo de pouso de Aracaju, às 9:00h do dia 12 de julho de 1951. Foi industrial, comerciante, líder político, prefeito de Mossoró empossado a 31 de março de 1948, cargo que renunciou a 6 de junho de 1950 por ter sido eleito Governador do Estado do Rio Grande do Norte. 

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Geraldo Maia do Nascimento
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário