Seguidores

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O cangaceiro Alvoredo foi assassinado por dois meninos

Por: Rubens Antonio
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu5GS3GSqrO38IYgIZo4xIDfml8SLvVAbAdkACf1hLgMsQxAbiJRrJBpAAJOOhdZC0c8F0glEp1nieGnCyFBB4Y7_VGCcCkMbBh1SiBtiSuEvG866w7xbVeyDtl5Dq4wqLvr06Rpv0hlp9/s1600/0+Arvoredo.jpg

Esta foto foi cedida gentilmente pelo pesquisador e colecionador do cangaço, Doutor Ivanildo Alves da Silveira

Cangaceiro Arvoredo... Hortêncio Gomes da Silva, e uma imagem, cuja dificuldade para conseguir foi grande, mas, graças ao senhor Raimundo, de Jaguarari, ex-cunhado de João Biano, e a gentileza imensa da filha e do filho deste valente matador de Arvoredo, aqui a única foto existente... de João Biano:


Muito chamado por "João Biana" é uma alteração posterior ao evento da morte de Arvoredo.
O nome correto do matador de Alvoredo é João Biano da Silva. No texto de Oleone Fontes, em seu livro "Lampião na Bahia", aparecem os matadores citados como Xisto e João Martins da Silva... Este erro apenas reproduz o cometido pelo coronel Alfredo Barbosa, de Jaguarary, que, à época do evento, relatou-o, errando no nome de João.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTpsv-CkTzkPumYJgK4b2VrhCDu6LVniSPKdrnAiB1oxMqCEMHVzcaKOZe4ZaDCxj5YgedfKsPJ-hdK5M_i3cXHuWANDLjPpeTsoUIEMxT9pntyoh1P0UIDHZp6poLcit-Ym1-PDht_Ka5/s320/6.jpg 

Chegam de Jeremoabo os cangaceiros entregues... alguns já em trajes civis... outros ainda "cangaceirados"... 

São Eles:

Zé Sereno, Criança, Balão, Jurity, Novo Tempo, Pernambucano, Laranjeira, Candeeiro, Ponto Fino II, Quina-quina, Marinheiro, Cacheado II, Beija-Flor, Devoção, Borboleta, Chá Preto, Penedinho, Cuidado, Azulão.

Fonte: "Blog Cangaço na Bahia", do professor e pesquisador do cangaço: 
Rubens Antonio
http://cangaconabahia.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo15:34:00

    Este é Mariano, e não Arvoredo. Arvoredo era galego e primo de Corisco.
    E não foram dois meninos que o mataram, mas dois homens de 21 e 22 anos, respetivamente.
    Sds
    Antônio Prudente - Bonfim/BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Antonio Prudente . Sugiro ao amigo Mendes trocar a imagem do cangaceiro Mariano por uma efetivamente do cangaceiro Arvoredo.

      Excluir