Seguidores

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Uma pergunta fácil de ser respondida.

Por: José Mendes Pereira
Lampião e Maria Bonita

Por que as volantes policiais não perseguiram os cangaceiros que escaparam da chacina na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, na manhã de 28 de Julho de 1938?

A peça principal do xadrez do cangaço do nordeste brasileiro, não era Zé Sereno, Candeeiro, Juriti..., ou Maria Bonita, era Virgulino Ferreira da Silva, o rei Lampião. 
Depois que os policiais sentiram que ele tinha sido abatido, não seria mais necessário perseguirem os que haviam furado o cerco, pois a partir dali, os fugitivos ficariam desprotegidos de tudo e de todos. E se os policiais estavam interessados na cabeça de Lampião, muito mais era a ambição pelas suas riquezas. Por essa razão, não foram mais atrás dos que fugiram. Se o dono da maior quantidade de ouro era Lampião, e já se encontrava abatido, para que correr mais atrás de cangaceiros menos endinheirados?

O policial Mané Veio

O policial Mané Veio apoderou-se das riquezas do cangaceiro Luiz Pedro, e ainda ameaçou os que ficaram contra a sua atitude, de não ceder um tiquinho das riquezas do assecla para ninguém.

O cangaceiro Luiz Pedro

Como ele não conseguiu retirar os aneis dos dedos do cangaceiro, cortou-lhe as munhecas, enfiou-as no bornal e foi-se embora para casa. Em casa, findou estraçalhando os dedos do bandido para retirar os aneis. 
Foi justa as atitudes de alguns policiais que ficaram com as riquezas dos cangaceiros? Não foi tão justa, porque eles não fizeram a partia dos valores com todos policiais, mas pior seria se tivessem levado esta fortuna para entregar ao governador, pois ele mesmo teria ficado com tudo.


Fonte pesquisada:
Livro: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico"
Autor: Alcino Alves da Costa  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário