Seguidores

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As trincheiras de Rodolfo, em 1927:X-A Praça Vigário Antonio Joaquim

Imagem 01 - Catedral de Santa Luzia, Mossoró-RN. 1952

A imagem 01, mostra a Catedral de Santa Luzia, da cidade de Mossoró-RN, em 1952, com  sua arquitetura repleta de belos detalhes, que infelizmente não mais existem. O mau gosto de alguns privou as gerações posteriores de conhecerem os detalhes do patrimônio edificado da cidade. Esta igreja, também, fêz parte do conjunto das trincheiras menores de defesa ao ataque de Lampião, (1900-1938), à cidade de Mossoró, em 13/06/1927.

Raul Fernandes, na obra abaixo, assim descreve esta trincheira:

"No Campanário da Catedral de Santa Luzia, Antônio Brasil, cirurgião-dentista, educador e jornalista, prestava serviço digno de todos os encômios. De binóculo assestado, vigiava, ladeado por dois companheiros."

Como ele estava posicionado na torre da Matriz, viu os cangaceiros no patamar da Capela do Alto da Conceição e deu o alarma.

"Pressuroso, avisou os funcionários do Telégrafo, no sobrado do outro lado da rua, que vira os cangaceiros. Mirabeau Melo, chefe da entidade, lembrou o sinal combinado.

Naquele momento, o cura encaminhava-se ao Colégio Diocesano, na Praça da Matriz, quando foi alertado a rebate. A passos largos, abrigou-se no prédio do Telégrafo, com seu companheiro. De pronto, ordenou que tangesse os sinos grandes."

O cura mencionado no parágrafo acima era o Padre Luiz da Mota e o Cônego Amâncio Ramalho, pois, este padre, em nenhum momento abandonou a cidade, mesmo desarmado, permaneceu ao lado daqueles ficaram para defendê-la dos bandidos.

"Os homens da torre dão badaladas com vigor, insofreável. E, novamente, os bronzes ressoaram em dobre alucinante, desta vez, conclamando os bravos para a luta. De lá, fizeram uns disparos. Dentro em pouco travar-se-ia o combate.

Com a parada do toque dos sinos fêz-se estranho silêncio. Civis e militares, a postos, aguardavam a chegada dos bandidos. "

O bando de Lampião entrou na cidade, pelo lado sul, o Alto da Conceição, e seguiram diretamente para a residência do Prefeito Rodolfo Fernandes, onde localizava-se a trincheira principal o quartel-general da defesa.

Imagem 02 - Catedral Santa Luzia.

A imagem 02,  mostra a Catetral, após reformas, as quais eliminaram as belas fachadas com seus pórticos emoldurados por detalhes ogivais, e simplesmente, cobriram as paredes com cerâmica, literalmente transformando-as em paredes de banheiro. É deplorável o péssimo gosto do projeto da reforma. Eu a conceituo como um crime contra o patrimônio edificado.

Por descuido, talvez, esquecimento, e, para felicidade da natureza, a carnaubeira não foi derrubada, mas não sei se ainda continua lá ...


Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Télescope.Fontes: FERNANDES, Raul. ( 09/09/1908-14/08/1998). A Marcha de Lampião, Assalto a Mossoró. 7a. edição, Coleção Mossoroense, Volume 1550,  Fundação Vingt-un Rosado, outubro de 2009; Provável autor da fotografia 01: Fotos de Manuelito Pereira, (1910-1980).  Índice das Matérias Publicadas em Memória Fotográfica.

Escrito por Copyright@Télescope


Próxima Trincheira a ser postada: XI

Nenhum comentário:

Postar um comentário