Seguidores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ECOS DO EVENTO "N. SRA. DAS DORES - NA ROTA DO CANGAÇO"

Por: João Paulo História

No dia 31 de agosto de 2012, na Câmara de Vereadores, o cangaço entrou na pauta do Projeto Memórias, através do Simpósio e Exposição “N. Sra. das Dores na rota do cangaço: história, cultura e turismo” que contou com exibição do documentário “N. Sra. das Dores nas memórias do cangaço”, que mostra lugares do município ligados à história do cangaço, 


palestra do escritor Archimedes Marques (que abrilhantou o evento com o lançamento do seu livro “Lampião contra o Mata Sete”, uma obra lúcida de contestação da tese do "Lampião gay" e embasada em pesquisas históricas nas mais variadas fontes, que veio à público em tempo oportuno). 


Tudo isso ao som de forró-pé-de-serra. O evento teve continuidade no dia 1º de setembro, com visita guiada a lugares de memória do cangaço em Dores, como a Mata da Serrinha e as fazendas Tabua, Salobro e Candeal, bem como à residência de dona Isaura Lopes (memória viva) num trabalho de educação patrimonial com alunos das oficinas do projeto. Nestas visitas, foram ressaltadas as figuras de alguns dorenses ligados à história do cangaço, como José Elpídio dos Santos, um mártir assassinado com requintes de crueldade pelo bando de Lampião em 1930, no Candeal, por não delatar seu pai e outros membros da volante que guarnecia Dores, evitando assim nova invasão da sede do município e prováveis atrocidades dos bandoleiros com seus cidadãos.

Elane Marques

Agradecemos ao escritor Archimedes Marques e a sua esposa Elane Marques pelas presenças, sem as quais nosso evento não teria o sucesso alcançado; aos alunos do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, que junto aos seus professores Edivaldo e Jorge participaram atentamente do evento e marcaram presença no fértil debate incitado pela palestra do Dr. Archimedes; aos nossos colaboradores Secretaria de Estado Cultura/Governo de Sergipe, Ministério da Cultura/Governo Federal, Bazar da Arte, Paper e Co., Secretaria Municipal de Educação, JVS Vídeo digital e Sintec contabilidade; à primeira dama Iracema Rodrigues, que esteve representando o prefeito municipal, e a Messias do IBGE, representando nossa memória viva dona Isaura; aos alunos do Projeto Memórias, que participaram do evento com a exposição de algumas obras de arte produzidas nas nossas oficinas e que enfocam o cangaço; e a todos os presentes.

Em nosso blogodoprojetomemorias.blogspot.com acompanhe ao longo da semana os registros fotográficos das atividades do evento, hoje já está disponível o capítulo 1, e leia o texto LAMPIÃO EM N. SRA. DAS DORES, do escritor e pesquisador Archimedes Marques.

Cordialmente,
Projeto Memórias

Enviado por: João Paulo História 

Nenhum comentário:

Postar um comentário