Seguidores

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A expectativa de um Novo Ataque


Matéria de 1927, publicada no jornal "O Mossoroense", no dia 17 de Outubro de 2012, em comemoração aos 140 anos de sua fundação.

Sob o título Mossoró continua em armas, na expectativa de um novo ataque, a primeira página do jornal dedica seu espaço para publicar as informações mais recentes referentes aos ataques do bando de Lampião a Mossoró.

turismo.culturamix.com

O texto dizia que a cidade ainda estava apreensiva quanto à possibilidade de um novo ataque “pela horda canibalesca de Virgulino Lampião, este terrível quadrilheiro do Nordeste, pelo insucesso do assalto que levou a efeito na noite de 13”.

No mesmo número também é destacado que o Lampião teria se refugiado, após a derrota sofrida em Mossoró, na zona do Jaguaribe, cidade do Jaguaribe, cidade de Limoeiro, no Ceará.

Ainda na edição de 25 de Junho de 1927, são publicados trechos de uma entrevista concedida pelo próprio Lampião ao jornal “O Nordeste”, de Fortaleza. No tópico referente à Mossoró, o cangaceiro frisou:

FOTO
Lampião

“Houve boa resistência em Mossoró, porém não me desagradou o resultado da luta; os inimigos estavam bem entrincheirados, mas consegui com 34 homens apenas, fazê-los recuar, abandonando as trincheiras; chegamos a tomar a cidade, mas em vista “tenente” 

O cangaceiro Sabino Gomes

Sabino Gomes ter caído em uma emboscada na frente da casa do chefe político; fui obrigado a fazer a retirada; o grosso de minhas tropas atinge a 190 homens e a retaguarda da mesma ficou sob comando de Luiz Pedro”.

O cangaceiro Luiz Pedro

Na mesma entrevista Lampião nega que tenham morridos bandidos de seu grupo, uma vez que, segundo ele, Jararaca não pertencia ao bando.


Em 03 de Julho de 1927, o jornal repercute entrevista com a senhora Maria José Lopes, ex-prisioneira da quadrilha de Lampião, que passou 16 dias como refém do bando. 

O que resta da fazenda Aroeira, de onde a Sra. Maria José Lopes foi sequestrada pelo bando. Zona rural da cidade de Paraná. - Acervo do historiógrafo Rostand Medeiros

“O bando aprisionou-me pelas 11h do dia 10 de Junho, no sítio da minha propriedade denominada Aroeira, do município de Luis Gomes. Logo os bandidos cometeram as maiores depredações, maltrataram-me, bem assim pessoas de minha família, quebrando toda mobília de casa, queimando alguns utensílios e conduzindo ainda pequenos objetos”, disse a senhora.

Questionada sobre onde havia ficado durante a invasão do bando a Mossoró, Maria José Lopes respondeu que os prisioneiros estavam bem perto da cidade, sob a mira de seis bandidos. “Após o ataque desta cidade, nada ouvi dos bandidos sobre resultado; e daqui partimos às 6h30 da noite. O grupo foi descansar em um roçado distante três léguas”, disse.

Em 17 de Julho, o jornal destaca informações repassadas por meio de carta por uma pessoa vinda do Ceará, que apontava o local onde o bando estava refugiado após a derrota em Mossoró. “A perseguição a Lampião no Estado do Ceará tem sido uma vergonha. É sabido que o prefeito de Missão Verde é um c´lebre protetor de Lampião, dizia trechos da reportagem.

Fonte de pesquisa:
Jornal O Mossoroense.
Caderno especial em 17 de Outubro de 2012.

Do acervo do escritor e pesquisador: Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário