Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Água Branca na Trilha do Cangaço


Professora Ana Lucia Granja Sousa/ Diretoria Municipal de Cultura
Weskley, Adrianna, Ana Lúcia, Luzia Paiva, Vilela e Cecília

Na noite desta Sexta- Feira (19), tivemos o 1º Seminário Cultural oferecido pela Associação Jovem Guarda de Água Branca, Diretoria Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal de Água Branca onde foi representado pelo Diretor de Cultura Gilmar Queiroz, com o seguinte tema, "Água Branca na Trilha do Cangaço", com a professora Ana Lucia Granja Sousa da Cidade de Petrolina -  Pernambuco, todos que compareceram tiveram uma grande surpresa com o tanto de informações que ate em tão ninguém sabia, a professora Ana Lucia deu uma grande Aula para professores, alunos e população em geral, a cidade de Água Branca ela é rica em cultura por isso tem esse valor imenso na cultura do estado de alagoas.

Assaltada por Lampião em junho de 1922
Casa do Barão de Água Branca - Assaltada por Lampião em junho de 1922

Abaixo Historia sobre o cangaço em Água Branca:

Todo pesquisador com certeza, já fez esse roteiro! Mas, todo curioso ou o mínimo interessado sobre a temática Cangaço deveria, pelo menos uma vez na vida, percorrer as trilhas dos sertões das fronteiras entre os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; ali; pelos lados de Paulo Afonso, Tacaratu, Inhapi, ,Pariconha, Delmiro, Olho d'Agua do Casado, Piranhas, Poço Redondo, Canindé, Água Branca, enfim.

Joana Vieira Sandes
Baronesa de Água Branca - Joana Vieira Sandes

A região foi cenário do último ato do Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira. Por último ato se entenda o fogo do Angico, grota encravada a cerca de 1 km do leito do São Francisco em sua margem Sergipana, no atual município de Poço Redondo, em 28 de julho de 1938. Entretanto, curiosamente, a região também havia sido palco do primeiro grande ato da longa vida fora da lei de Virgulino. Ali em 1922; 16 anos antes; Lampião, recém "nomeado" líder do bando de Sinhô Pereira ataca Água Branca e assalta o casarão da Baronesa Joana Vieira, viúva do Barão de Água Branca.

Cangaceiro Nascido na cidade de Água Branca
O cangaceiro Corisco nasceu em Água Branca

Água Branca, também vem a ser o berço de um dos mais destacados cangaceiros da história: Cristiano Gomes da Silva Cleto, Corisco - O Diabo Louro; quando o local ainda se chamava "Matinha de Água Branca" ,ainda povoado de Mata Grande. Passando a Água Branca em função de haver na serra do mesmo nome, uma magnífica fonte de água muito branca.

A baronesa de Água Branca, dona Joana Vieira Sandes, era viúva do Barão de Água Branca;  Joaquim Antônio de Siqueira Torres; e já contava mais de 90 anos quando sua residência foi invadida e assaltada por Lampião e seu bando, nesse que é contado em prosa e verso, como o primeiro ato do Rei do Cangaço, como chefe efetivo de um bando. Era o mês de Junho de 1922. Por muito tempo as jóias roubadas da Baronesa de Água Branca, ornaram a figura da rainha do Cangaço, Maria Bonita.

Quem não conhece, precisa conhecer. Água Branca é uma região de serra, segundo ponto mais alto do estado de Alagoas, clima bom e de povo acolhedor, atualmente tem uma população estimada em 19.377 hab. Vale a pena, e; estando lá, podemos dá uma esticadinha a Paulo Afonso, Delmiro, Piranhas, etc.. etc... etc...

Publicado no dia 18/04/2012 em:

http://www.aguabranca.al.gov.br/internas/informativos/?id=47







Um comentário:

  1. É isso ai! Gostei de ver essa gente bonita na trilha do cangaço ajudando a contar uma bela história. Meus parabéns pelo texto!
    Aguarde que muito em breve estarei postando por ai.
    Abraços, ;-)

    ResponderExcluir