Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

João de Sousa Lima é diplomado novo Membro do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará


João de Sousa Lima recebeu hoje (25/10/2012) o Diploma de Sócio Honorário do GECC- Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará. O diploma foi entregue pelo  Escritor Ângelo Osmiro, presidente do GECC, com a participação dos sócios Tomaz  Cisne e Ezequias Menezes.

A Equipe oriundo de Fortaleza entregou o Diploma ao Escritor  João de Sousa Lima estando em visitação ao Museu Casa de Maria Bonita.

Os pesquisadores fizeram uma excursão nas trilhas do cangaço, saindo de Paulo Afonso, indo a Piranhas e Poço Redondo.

O GECC é hoje um dos principais Grupos de Estudos do Cangaço e tem realizado grandes trabalhos em prol da cultura, divulgando novos escritores e suas obras e sempre atentos aos acontecimentos referentes ao tema.

Além de João de Sousa Lima outros dois pesquisadores já receberam a honraria: Alcino Alves Costa (Poço Redondo, Sergipe) e Carlos Eduardo (Rio de Janeiro, RJ).


No Museu Casa de Maria Bonita a entrega do Diploma.


Na casa onde nasceu Maria Bonita uma pose com a Guia  que ainda é da família da Rainha do Cangaço.


No povoado Riacho uma parada para ver o conjunto arquitetônico construído em 1900 pela coiteira Generosa Gomes de Sá.


Saindo de Piranhas atravessamos o Rio São Francisco até Sergipe onde fomos visitar a casa de Senhor Correia Brito. Nessa casa, segundo informações, Lampião teria jogado baralho, por algumas vezes,  com o Senhor Correia Brito e seu genro tenente João Bezerra.


Na foto vemos os fundos da casa. João, Zeca e Ângelo.


Tomaz, Zeca e João de Sousa Lima


Tomaz, Ângelo Osmiro e João de Sousa Lima


A casa do Senhor Correia Brito construída em 1912, e o anexo que servia de dormitórios para os visitantes, construída em 1928.


O retorno chegando a Piranhas contando com o trabalho do barqueiro e guia Nito.


GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, um grupo voltado para a valorização e divulgação do tema cangaço. No momento é um dos grandes incentivadores das novas obras literárias e dos novos estudiosos do tema que buscam suporte para realizarem suas pesquisas.

Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço: João de Sousa Lima

http://www.joaodesousalima.com/










Nenhum comentário:

Postar um comentário