Seguidores

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lampião e sua higiene

Por:  Rogério Mota

"Os cangaceiros de Virgulino Ferreira e principalmente Lampião, não gostavam muito de tomar banho. Apesar das dificuldades de localizar água nas caatingas do Sertão Nordestino, eles não se esforçavam muito para se lavarem, passavam dias sem tomar um banho e suados, com as suas roupas sujas, conseguiu perfumes “francês” nas feiras livres das cidades onde passavam e jogavam pelos seus corpos. Os homens se barbeavam, ainda bem!

As mulheres do bando não tinham as preocupações de fazer sua higiene, enfim, faziam todas as suas necessidades fisiológicas, ficavam impregnadas de sujeiras e assim continuavam.

Minha tia Maura que com o meu avô Genésio Lima quando iam aos encontros dos cangaceiros para tirar fotos e cantar para o bando, dizia que era um cheiro insuportável, uma fedentina horrível que aquelas criaturas apresentavam.

Ela contou que Lampião admirava seus cantos, mas, não era de muita conversa e também de fazer elogios. Estas características de falta de higiene do bando de Lampião ficaram muito tempo nas histórias memoráveis que foram contadas quando tia Maura lembrava.

Esta é mais uma das historias que ainda não foi contada sobre o Rei do Cangaço."

Enviado pelo jornalista e articulista Rogério Mota - Recifense - Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário