Seguidores

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Antônio Silvino

Por: Giovani Costa

Manoel Batista de Morais nasceu no dia 2 de novembro de 1875, em Afogados da Ingazeira, uma pequena cidade situada às margens do rio Pajeú das Flores, sertão do Estado de Pernambuco. Era filho de Francisco Batista de Morais e de Balbina Pereira de Morais. Na juventude, ficou conhecido como Batistinha (ou Nezinho). Seus dois irmãos eram Zeferino e Francisco.


Batistinha possuía um tio chamado Silvino Aires Cavalcanti de Albuquerque que, após ter brigado com os partidários do General Dantas Barreto (governador de Pernambuco), decidira organizar um bando e, desde então, vivia espalhando o terror pelos sertões adentro.

http://www.orkut.com

Desse grupo, faziam parte: Luís Mansidão e o seu irmão, Isidoro, Chico Lima, João Duda, Antônio Piúta e, posteriormente, os seus sobrinhos Zeferino e Manoel Batista de Morais (Batistinha).

http://www.orkut.com

Manuel Baptista de Moraes, celebrizado no cangaço como Antônio Silvino.o mais famoso antecessor de Virgulino Ferreira, Lampião, no alvorecer do século XX.

http://www.orkut.com

Período  de atuação:de 1897 a 1914, quando o cangaceiro foi ferido pela Polícia De Pernambuco e se entrega sem oferecer resistência e somente pede garantias de vida, no que atendido pela autoridade que efetuou a prisão.

http://www.orkut.com

Em julgamento sucessivos realizados pelo tribunal do Júri de Olinda é condenado a mais d e trinta anos de prisão. 
Cumpriu a maior parte da pena na Casa de Detenção de Recife, sendo indultado por Getúlio Vargas em 1944.regenerou por completo.

http://lampiaoaceso.blogspot.com

Antônio Silvino teve oito filhos: José, Manoel, José Batista, José Morais, Severino, Severina, Isaura e Damiana. Ele morreu na casa de sua prima Teodulina, no dia 30 de julho de 1944. 

Casa onde Antonio Silvino faleceu

Teodulina, no dia 30 de julho de 1944. Ao lado de uma multidão de curiosos, procurando vê-lo pela última vez, o ex-cangaceiro foi enterrado no Cemitério de Campina Grande.

Foto do túmulo do cangaceiro Antonio Silvino

Onde eu estou não se rouba
Nem se fala em vida alheia,
Porque na minha justiça
Não vai ninguém pra cadeia:
Paga logo o que tem feito
Com o sangue da própria veia.

Postado por Giovani Costa
http://blogdoinhare.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Com imensa surpresa deparei com esta postagem do meu blog aqui neste espaço. fico lisongeado em poder colaborar com informação e cultura.Gostaria de receber colaboração para postagens.
    Abraços a todos que difundem a cultura nordestina!
    giovanipublicont@gmail.com

    ResponderExcluir