Seguidores

domingo, 14 de abril de 2013

Seu Aprígio O Artesão de Couro de Luiz Gonzaga

Por: João de Sousa Lima

Em recente viagem ao Ceará passamos na cidade de Ouricuri e visitamos Seu Aprígio, artesão que ficou famoso por confeccionar chapéus, gibões e bolsas para o Rei do Baião.

Compramos alguns artigos ao artista e seguimos viagem até Exu, cidade de Luiz Gonzaga, onde passamos uma tarde memorável na casa de Joquinha Gonzaga, sobrinho de Lua Gonzaga.
   
Saímos de Paulo Afonso, eu, Sebastião Carvalho, Pai de Chiqueiro (zabumbeiro), Enoque do Acordeon e Deca do Acordeon. a viagem foi uma verdadeira aventura e os dois grandes sanfoneiros puderam mostrar sua arte nas terras do Rei do Baião.


Seu Aprígio, uma vida dedicada a arte de dar forma perfeita ao couro.


Luiz Gonzaga com chapéu e gibão confeccionado por Seu Aprígio.


João e Sebastião, comprando gibão e alguns chapéus.


Sebastião, Seu Aprígio, João, Enoque do Acordeon e Pai de Chiqueiro.


Pai de Chiqueiro, Seu Aprígio, Deca do Acordeon e João Lima.

Na casa de Joquinha Gonzaga: Deca do acordeon, Pai de Chiqueiro, Joquinha Gonzaga, João Lima, Enoque do Acordeon, Sebasteão e Piloto (sobrinho de Luiz Gonzaga e que ganhou esse apelido por ser durante alguns anos o motorista do Rei do Baião).


 João Lima e Piloto


Rara foto onde aparece Joquinha Gonzaga, Piloto, um dos músicos que seguiu com Luiz até a França, e o Rei do Baião.


João de Sousa Lima é escritor, pesquisador, autor de 09 livros. Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e da SBEC- Sociedade Brasileira de estudos do Cangaço. telefones para contato: 75-8807-4138 9101-2501 email: joaoarquivo44@bol.com.br joao.sousalima@bol.com.br


http://www.joaodesousalima.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário