Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2013

Lavras da Mangabeira: uma grata e maravilhosa surpresa

Por: Juliana Ischiara
 Juliana Ischiara, Raul Sá e Múcio Procópio

O convite do amigo e curador do maior e mais bem sucedido evento que reúne hoje os maiores e mais abalizados pesquisadores da cultura regional nordestina; Manoel Severo;  e como conselheira deste grande e maravilhoso evento, fui a Lavras da Mangabeira. O município está em festa, comemora 197 anos de emancipação política e, por ocasião deste evento, a Secretária de Cultura Cristina Couto, a quem parabenizo pela iniciativa e pela festa maravilhosa e irretocável organização, convidou o Cariri Cangaço para fazer parte deste momento histórico do município, ocasião em que foi dado inicio aos trabalho deste ano com à “Avant Premier" do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira.

Não conhecia o município, porém, assim como seus munícipes que são apaixonados por sua história, também me encantei pela história e pelo povo deste celeiro de homens e mulheres de fibra e valentia, seja no bacamarte como D. Fideralina Augusto Lima, seja como seus descendentes que hoje combatem o bom combate, não de bacamarte na mão, mas de caneta em punho, seja na poesia, na literatura e na política. 


Lavras da Mangabeira é a terra natal de Dona Fideralina Augusto, do deputado Heitor Ferrer, do poeta e educador Filgueiras Lima do escritor  Dimas Macedo e de uma das figurinhas mais extraordinárias que tive a sorte e a honra de conhecer, Raul Sá, um pequeno grande historiador que, aos 10 anos de idade já é um grande conhecedor da história de seu município, Lavras da Mangabeira, bem como do Cangaço e de mais fatos históricos ocorridos no solo sagrado do sertão nordestino, tendo inclusive um livro pronto e prestes a ser publicado. Em síntese, uma grande promessa para o futuro da literatura cangaceira e da cultura regional nordestina.

Em sendo assim, aproveito a oportunidade para parabenizar, mais uma vez, os Lavrenses por sua história e cultura, a Secretária de Cultura Cristina Couto e ao gentilíssimo Prefeito Tavinho, que nos recebeu com generosidade e carinho, que Deus continue abençoando e iluminando esta administração. Um abraço fraterno e o meu sincero agradecimento pela generosidade dispensada a nós, visitantes que, com certeza, voltamos com nossos bornais cheios de alegria e conhecimento. Saudações Cangaceiras

Juliana Pereira Ischiara
Quixadá Ceará

http://cariricangaco.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo17:26:00

    Caro Mendes: digitei em outro espaço sobre o GRANDE MENINO RAUL SÁ. Aqui repito: Com tão pouca idade e tão interessado pela história do cangaço do nosso Sertão Nordestino, certamente será um grande seguidor (grande discípulo) desses nossos pesquisadores e escritores nordestinos. Parabéns para ele e para vocês que dão oportunidade a esses que vão chegando. Abraços - Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha-Ba. Email: antonioj.oliveira@yahooo,com. br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:02:00

    Caro Mendes: Dei-me noticias se o livro de Raul Sá já está na praça, e onde encontrar, uma vez que sendo ele tão jovem - 11 anos apenas -, já está interessado pela saga do cangaço.
    Obrigado,
    Antonio Oliveira - Serrinha-Ba.

    ResponderExcluir