Seguidores

sábado, 29 de junho de 2013

Comentário sobre os cangaceiros Chico Pereira e Jararaca

Por Kydelmir Dantas(*)

Caros pesquisadores Volney Liberato e José Mendes.

É por demais interessante quanto o tema cangaço é apaixonante. Conheci o autor do livro "Vingança, Não!" o ex-padre e filho do Chico Pereira, seu homônimo.

O cangaceiro Chico Pereira 

Havia muito mais a conversar do que a se ler, nas palavras e escritos daquele filho que ficou órfão tão cedo. Para vocês terem uma ideia, a mãe dele (d. Jardelina) noivou, casou, pariu e ficou viúva no espaço de 5 anos.


Quando da implantação do Museu de Acari, levamos o material que o Volney Liberato menciona, para fazer parte da história da antiga cadeia pública, e foi colocado na cela onde Chico Pereira ficou detido, quando foi transferido de Cajazeiras para Natal. 

Volney Liberato

Para nossa surpresa, foi motivo de controvérsias e, até de artigo 'inflamado' num jornal de Natal, pois algumas pessoas acharam ser indigna 'aquela história' na casa da memória. Hoje se encontra na parte do 'arquivo morto' do Museu. Uma lástima.

Quanto ao episódio do 13 de junho de 1927, mestre José Mendes, Mossoró deve, sim, se vangloriar de ter 'botado pra correr' o Rei do Cangaço. 

Bando de Lampião em Limoeiro

Nunca os mossoroenses se vangloriaram da execução do preso de justiça José Leite de Santana, que foi morto na madrugada do dia 19 de Junho.

O cangaceiro Jararaca que foi covardemente executado em Mossoró

Mesmo que a sua Certidão de Óbito esteja assinada com a data de 18, pelo dr. Marcelino. Um atestado de morte para um homem vivo. Mais um dos mistérios da morte de Jararaca... Terá sido queima de arquivo? Quem houvera de saber!

(*) É poeta, escritor, sócio da SBEC e pesquisador do cangaço.

Publicado no blog do pesquisador Honório de Medeiros no dia 14 de Maio de 2012

http://honoriodemedeiros.blogspot.com.br/2012/05/morte-do-cangaceiro-chico-pereira.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário