Seguidores

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nossa festa maior - os festejos juninos.

Por: Rogério Mota

Chegou o mês de junho e o nosso São João e São Pedro. 

É e sempre será para todos nós Nordestinos uma festa que tem de tudo das nossas raízes. Na música que encanta o povo, as comidas regionais e das danças tradicionais. 

Quem não se lembra de quando nossas quadrilhas eram dançadas nos terraços das nossas casas, ou às vezes, na rua onde morávamos com todos os dançarinos que se vestiam de matutos e matutas de uma forma bem diferente uns dos outros. 


Tinha aquele que gritava e cantava a quadrilha e, com direito ao casamento do matuto onde normalmente o noivo e a noiva namoravam pra valer depois das brincadeiras; também tinha o padre e o delegado bem engraçados. 


A decoração era muito bonita com muitas bandeirinhas coloridas, balões com velas acesas, palhas de coqueiros e muitas folhas de eucalipto pelo chão, para dar um cheiro de interior. Todos participavam: crianças, jovens, nossos pais e até nossos avós.


Na semana que antecedia o dia do São João, a gente armava as nossas rifas com caixão de madeira onde enfeitávamos com papel de seda coloridos, colocávamos nossos fogos de todos os tipos: bombinhas aos peido-de veias que os nossos pais compravam e na frente das nossas casas ficávamos à vender a quem quisessem comprar. 

Todos em nossas ruas faziam suas fogueiras e soltavam seus balões. Vamos festejar o São João e o São Pedro com toda tradição. 

Eita festa boa danada! 

Rogério Mota

http://blodomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário