Seguidores

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Viva Lampeão! - Era a manchete do Jornal o Povo, de 5 de março de 1928.

Desconsiderar a grafia

Era a manchete do "Jornal o Povo", no dia 5 de Março de 1928.

Como se não bastassem, ao Ceará, todos os flagelos que o atormentam, como perspectiva de uma seca, a politicagem sanguinária e os últimos cinco mezes que ainda restam ao sr. Desembargador Moreira, para governar, anuncia-nos um telegrama de nosso correspondente, em Barbalha, que o grupo sinistro de Lampião acaba de peneirar no território cearense, pelo sítio “Pissarra”, município de Porteira.

As fronteiras estavam descuradamente abandonadas, apesar das ultimas noticias de que o bandido, avinzinhando-se da terra, que sempre o acolheu, pretendia mudar de ares, consultar seus médicos, ler os nossos jornaes e, quem sabe? – comprar talvez armas e munições, para as suas novas façanhas.

O effectivo do regimento, a serviço da politicagem, não pode andar, por ali, disperso, a vigiar bandidos, que nos possam invadir os municípios limítrofes de Pernambuco.

Antes de prevenir os males, que os bandoleiros de Lampião possam fazer contra os agricultores, criadores e toda a população laboriosa do sul do Estado, cumpre ao governo hostilizar os inimigos pessoaes do sr. Presidente.

Em vez de em Porteira, contra o grupo de Virgolino, os officiaos “valentes” devem ficar em Maranguape, para atacar o deputado Antonio Botelho.

Massilon, Lampião e  Sabino

Em logar de reação contra Sabino, ou Massilon, preferem os áulicos governamentais o desarmamento ostensivo e essencialmente político de Zequinha Magalhães, por ser democrata.

Não é pois de estranhar que Lampião haja encontrado deserta de forças a fronteira do Ceará.

Bem montado, como sempre andou com a sua gente, se conduzir o bandido, a investida até o coração do Cariry, onde não há força de polícia em numero de enfrenta-lo, não será grande façanha para quem aprendeu a luctar, tendo a seu favor  a inercia do governo.

Há cerca de um mez, que a imprensa vem denunciando a marcha de Lampião, que abrolhando no Estado de Alagoas, tem vindo aceitando combates, em rumo do Ceará.

Mas as autoridades cearenses, acreditando talvez na possibilidade de algum recado do padre Cícero, ou na renuncia do bandido de gozar as primícias do inverno, na Serra do Matto, preferiram cruzar os braços, à espera da indesejável incursão, que finalmente se deu.

Lampeão está em casa

Agora, virá, naturalmente, mais cuidadoso com os “menus” de Missão Velha, onde, da ultima vez, lhe forneceram à tropa feijoada com sabão arsenical.

Na sua longa existência de bandido, essa tentativa de envenenamento foi uma lição. Hoje, a mentalidade de Virgolino está modificada.

O conceito que ele forma de seus amigos é o peor de todos.

E veremos o que ele pretende fazer, nessa região abandonada, por onde acaba de fazer a sua entrada calma e tranquila no Ceará.




Colaboração do confrade Raimundo Gomes

http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário: