Seguidores

domingo, 7 de julho de 2013

A resistência​ de Mossoró ao ataque de Lampião

 

Mossoró Resiste às Investidas de Lampião

Lampião mandou um ultimato ao prefeito de Mossoró, exigindo quatrocentos contos para evitar a invasão e posterior saque da cidade. A carta onde ele pedia o resgate foi escrita por Antonio Gurgel do Amaral e entregue por Pedro José.

Prefeito Rodolfo Fernandes

Rodolfo Fernandes respondeu dizendo que não podia enviar a importância exigida: "Estamos dispostos a recebê-los na altura em que desejarem. Nossa situação oferece absoluta confiança e inteira segurança".

Lampião não se conformou e enviou um bilhete com novas ameaças. Rodolfo Fernandes respondeu com altivez, reafirmando que não dispunha do valor pedido. Concluiu dizendo que "Estamos dispostos a acarretar com tudo o que o sr. queira fazer contra nós. A cidade acha-se firmemente inabalável na sua defesa, confiando na mesma".

O ataque começou às dezesseis horas. Dentro de pouco tempo, o tiroteio atingiu o auge. A resistência, porém, continuou. O ataque contra a cidadela do prefeito fracassou. Os cangaceiros tentaram completar o certo. O pessoal da Estação impediu que isso acontecesse. Após muito tiroteio, a vitória sorriu para os mossoroenses.

Um grande feito, do qual todo norte-rio-grandense deve orgulhar-se.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/especial/histrn/hist_rn_9d.htm


Enviado pelo pesquisador do cangaço: 
José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário