Seguidores

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dianópolis, uma viagem inesquecível

Por: Sousa Neto
Sousa Neto e a Capelinha dos Nove

No meio da manhã de sábado, saindo do Estado da Bahia adentrando ao Estado do Tocantins, eis que se apresenta imponente o primeiro sinal do nosso destino, a absoluta e afamada Serra Geral. A emoção nos invade e se torna ainda mais intensa. Estávamos chegando naquele recanto do Brasil tão rico de encantos naturais e tão cheios de histórias. A Dianópolis de quem tanto ouvimos falar, finalmente se apresenta tão cortejada encantadora e bela. Satisfação, prazer, emoção, euforia, ansiedade, uma soma e  misto de emoções!

Observava que os meus companheiros de viagem, estimado amigo Professor Pereira e o meu irmão Tony sentiam a mesma sensação. Ressalto no primeiro instante a sua geografia, as primeiras pessoas e seus comportamentos em busca de semelhanças com o longínquo Cariri Cearense de onde partimos. Sim, algumas simetrias como havia imaginado.

 
 Entrada de Dianópolis

 Serras Gerais

O nosso anfitrião já buscava saber de nosso paradeiro. Trata-se de Hagahús Araújo o maior humanista que já tive o prazer de conhecer. Uma festa havia sido preparada para nós. A família nos ofertara um suntuoso banquete. Todos estavam lá de braços abertos para nos receber. Foi um encontro memorável e inesquecível. Confesso que fiquei impressionado com tamanha receptividade.

Em casa de Hagahús e dona Josa, sua esposa, estavam os seus irmãos Vilar e Wilson além de filhos, genros, noras, netos e bisneto. Havia começado uma festa que duraria quase três dias. Entre pesquisas, documentação e viagens  de campo, havia sempre  uma festa para nós.

 
Casa de Abílio Wolney 

Antônio Souza, Hagahus e Wilson Araujo recebem Prof. Pereira e Sousa Neto


 Armas do Padre Pereira e Luiz Padre

Hagahús Araújo um verdadeiro gentleman,  educado e  gentil com todos, sempre disponível e acolhedor. Corretíssimo e honesto em tudo que faz, tentando amparar sempre, qualidades que soube utilizar na educação dos filhos que carregam consigo as características dos pais. É sempre referenciado como exemplo a ser seguido. Ativo, trabalhador e progressista, contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento daquela região. Na mesma proporção Dona Josa, a sua tão carinhosa esposa possuidora de qualidades iguais a do esposo. Quem foi que disse que os semelhantes não se atraem?  Tem mãos de fadas, de uma elegância incomparável, nas artes plásticas é uma grande artista e não poderia ser diferente... Só os possuidores de uma carga grande de sensibilidade sabem o que é isso.

Dr. Wilson Póvoa e Dona Celeste, um casal arrebatador! Dr. Wilson como é mais conhecido em Dianópolis, assim como os demais irmãos, é cordato, receptivo e muito querido por todos, um homem de grandes méritos, também vocacionado as causas sociais, afinal dirigiu o Instituto de Menores de Dianópolis por quase 30 anos ao lado de sua adorada esposa Dona Celeste, o que precisa dizer mais?

Vilar Araújo: “O lorde” como carinhosamente foi tratado por nós. É espirituoso, memorialista e comunicativo, sempre com uma história para contar, definitivamente contente e com um sorriso estampado no rosto. Sempre foi dedicado a vida no campo, nas fazendas, que na juventude seguia com as “comitivas” por aqueles sertões. Esses são os filhos de Luiz Pereira Jacobina (Luiz Padre) ou de José Araújo e Silva (Zeca Piauí).

 
 Capelinha dos Nove

 Tony e Sousa Neto: Pertences de Luiz Padre

Tivemos também o prazer de conhecer o Dr. Abílio Wolney Aires Neto (Juiz de direito) e o Dr. Voltaire Aires (advogado), netos do prestigioso Coronel Abílio Wolney. Ambos os pesquisadores e escritores de varias obras relacionadas a Coronéis, Jagunços e a historia da cidade. Pessoas de vasto conhecimento e reconhecimento que nos dispensaram uma grande atenção.

Dianópolis: Da antiga vila de São José do Duro restam algumas casas e muita história. Hoje Dianópolis é uma cidade polo naquela região sudeste do Tocantins. Com um comercio ativo e próspero, o município se desenvolve graças ao trabalho de sua gente pacata e hospitaleira. Tem grande destaque na educação, por ter nomes consagrados na literatura, possui a Academia Dianopolina de Letras, ensino profissionalizante e ensino superior através da FADES (Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste Tocantinense, que oferece curso de Direito, Administração, Ciências Contábeis, entre outros).

Ruínas da velha casa da fazenda Prazeres onde após assassinarem o Cel. José Inácio buscam acabar os outros "Piauís" Luiz Padre e Sinhô Pereira. O combate começou pela manhã e terminou a noite. A residência pertencia a Antoninho cunhado de Luiz Padre e genro de Abílio Wolney.

Entrada da fazenda Malheiro, propriedade que José Inácio haveria de comprar por cinco contos de reis se recebesse o dinheiro que Aldo Borges lhe devia.

Sede da fazenda Santo Antônio. Nessa casa morava Benevenuto, o velho Bené, nesse local foram assassinados por Aldo Borges, Clarindo da Silva e Antão José dos Santos, cangaceiros de Luiz Padre.

Os principais pontos turísticos do município se constituem de rios com belas cachoeiras, cascatas, nascentes, piscinas naturais, algumas termais e velhas minas de ouro, todos de fácil acesso. Os rastejadores da história conheceram ainda as fazendas Santo Antônio e Prazeres palcos de grandes combates entre nordestinos e goianos. A casa de Liberato Póvoa onde foi assassinado o Coronel José Inácio de Sousa (Zé Inácio do Barro), o suposto local da sua sepultura, a capelinha onde guarda perpetuamente os nove chacinados no tronco.

Ao final, nos despedimos com lágrimas, de saudades, nos olhos e a certeza da conquista de dezenas de amigos, nessa acolhedora cidade de Dianópolis-TO.  Além da bagagem cheia de informações, fotos, e dados, que serão importantes ao nosso trabalho de pesquisa.

Sousa Neto
Pesquisador e Escritor
Conselheiro Cariri Cangaço

NOTA CARIRI CANGAÇO: Confirmadas as presenças dos estimados amigos Hagahús e Wilson Araujo como também de Abilio Wolney Neto e Antônio Souza no Cariri Cangaço 2013, e em 2014: Cariri Cangaço Dianópolis ! Quem viver verá !

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com


Um comentário:

  1. legal revirar memórias. dá um sabor de que as gentes não estão dispostas a esquecer as próprias raizes. ótima visita ao tempo e passado de quem fez história antes da gente.

    ResponderExcluir