Seguidores

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Moção Paulo de Medeiros Gastão criação do Museu do Cangaço em Nazarezinh​o

Por: Wescley Rodrigues
 

Amigos(as),

Encaminho a moção do fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), Paulo de Medeiros Gastão, em prol do restauro, tombamento e restauro da casa do sítio Jacú e a criação do museu do cangaço em Nazarezinho.

Cordialmente

Prof. Wescley Rodrigues


Mossoró – RN, 08 de julho de 2013.
  
Prezados(as)

A Casa do Jacú é uma relíquia deixada por Chico Pereira.

Não podemos deixar em pleno abandono um patrimônio nacional, desde que o movimento cangaceiro foi abraçado pelo país, desde o momento em que escritores pertencentes a Academia Brasileira de Letras registraram os fatos ocorridos dando ênfase dos acontecimentos daquela época e o mundo inteiro ficou inteirado.

Registramos a vinda de Billy Janes Chandler ao Nordeste para pesquisar o fenômeno e defendeu tese na universidade americana.

Linda Lewin aqui esteve para estudar problemas idênticos, só que centralizou suas pesquisas nos sertões da Paraíba, principalmente na região onde estão localizados Sousa, Nazarezinho e Princesa Isabel.

Assim todos juntos clamamos as autoridades que o apoio dado será transformado  em maior número de pesquisas coordenadas pelas Universidades e pelos organismos que hoje já se encontram aptos e dispostos para comandar a grande luta - registrar os fatos ocorridos em Nazarezinho; levar conhecimento aos seus residentes; incentivar o fluxo turístico a nível regional e nacional; implantar uma biblioteca representativa que venha atender os anseios daqueles que procuram o conhecimento; implantar como consequência a produção de artesanato nas suas mais variadas formas; criar uma data anual para as referidas comemorações; incentivar concursos literários sobre este e outros assuntos correlatos para preparação do aluno jovem com as melhores perspectivas ao futuro; manter a chama do conhecimento sempre acessa com a presença de pesquisadores com conhecimento de causa para haver real crescimento das propostas apresentadas; juntar o cangaço com  a paleontologia já devidamente conhecida e que a soma de ambas dará resultante significativa; fazer conhecida a região em apreço, tendo a cultura como veiculo propulsor; incentivar aos  poetas de cordel para maiores investimentos e finalmente retornarmos as nossas origens para condensarmos tudo em estudo dos mais significativos.

A Paraíba, por Nazarezinho, tem que continuar mostrando sua dinâmica, o caráter da sua gente, a força de vontade frente a um patrimônio invejável e mais, precisamos legar o melhor dos melhores as futuras gerações.

Sr. Prefeito e Senhores Vereadores aguardamos ansiosos com o apreço que os Senhores haverão de dar a causa, que hora nos dedicamos, pois, ela pertence aos Nazarenos e como a adotamos, a todos nós nordestinos.

Esperançoso me despeço e fico no aguardo de notícias alvissareiras.

Sozinhos nada somos, porém, com o pensamento voltado para com a comunidade haveremos de restaurar a Casa de Chico Pereira, implantarmos um museu, fazer funcionar uma biblioteca, um Centro de Referência e local que centralizará a produção do artesanato local e regional.

Ainda quero chegar aos Senhores para lhes informar, que já estou há 40 anos ou mais nesta luta e só tenho colhido frutos da melhor qualidade. Desde que fundei a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, que meu ânimo não arrefeceu, muito pelo contrário, hoje vislumbro um novo mundo de trabalho NAZAREZINHO.

Vamos unidos, coesos, preparar o futuro da juventude da terra de Chico Pereira.
Paulo Medeiros Gastão
Pesquisador, escritor, estudioso do cangaço e fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC).

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço: 
Wescley Rodrigues

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário