Seguidores

domingo, 25 de agosto de 2013

A HISTÓRIA QUE O POVO NÃO CONHECE

POR FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
 

[...] Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca. Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado, pois o que você é significa muito mais do que você faz!
                                 Padre Fábio de Melo

O convite rejeitado para disputar o cargo de prefeito de Santa Rita nas eleições de outubro de 1996, jamais poderá ficar no anonimato em relação ao público santaritense. Tudo porque “o anonimato é um perigo para nós. É sempre bom que estejamos com pessoas que saibam quem somos nós e que decisões nós tomamos na vida. É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja”, segundo enfatiza o sacerdote Fábio de Melo em suas pregações para a comunidade nacional e internacional. E até porque, adianta ainda os ensinamentos do discípulo de Jesus Cristo já mencionado de que: “Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer do outro uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor, isso é coisa de criança”. E foi por analogia com essa visão de mundo, rejeitado o convite formalizado pelo ilustre autor de “Poder, alegria dos homens”, naquele pleito de outubro de 1996 em Santa Rita.

A história que o povo de Santa Rita não conhece, resume-se no seguinte, quando Marcus Odilon se encontrava residindo em Paragominas, Estado da Pará, numa espécie de “exílio político voluntário”, escreveu em 23 de abril de 1996 uma carta de próprio punho para Francisco Aguiar, convido-lhe para ser o candidato a prefeito de Santa Rita em 1996, pelo PTB, com os seguintes termos (transcrevemos/anexos fotos):

"Caro Francisco Aguiar. Recente pesquisa encomendada por mim, ao Carlos Roberto de Oliveira, aponta que 50%, do eleitorado votaria em um candidato que tivesse nosso apoio. Considerando que cinco nomes (aproximadamente) disputaria o pleito de outubro, podemos então garantir que está em nítida vantagem o nome que fosse lançado pelo PTB, e tivesse um passado comum com o Povo da Silva.

Depois de muito pensar, me decidi pelo Professor Aguiar, um homem que já foi eleito 4 vezes vereador, sempre morou no Alto das Populares, estudou e ensina a quem tem fome de saber.

A candidatura de Ana Lúcia, esta definitivamente afastada.

Esta pesquisa, que lhe falei está em mãos de Elias Nascimento, e você pode consultá-la toda hora. Claro, que pesquisa não elege ninguém, mas é uma bússola para orientar na caminhada.

Peço que me responda, o mais breve possível. Dê resposta a esta proposta.

MARCUS ODILON
Cx. Postal 98
Paragominas - Pará
Fone 091 - 7293849
23/04/96

P.S. - A vice prefeitura você pode assegurar o apoio de outro partido, o PDT, PL, ou PFL. Com você irei ao palanque".
            
O convite foi rejeitado, naquela oportunidade em 1996, Santa Rita estava realizando seu grande sonho, acabava de ser autorizada a primeira e única instituição de ensino superior de graduação e pós-graduação em nossa terra, inclusive coroando os nossos sonhos profissionais e educacionais, ex-vi a filosofia do “menino professor”, a que se reporta a historiadora santaritense Marha Falcão, porque “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”, conforme nos ensina o pensador e filosofo do povo Francisco Xavier.  E o tempo passou, o mesmo ilustre historiador Marcus Odilon, de volta a administração pública municipal em 2005, formalizou contratos de prestação de serviços educacionais com referida instituição de ensino superior: IESPA/FAFIL, em nome do Governo Municipal, concedeu (fez presente) de bolsas de estudo, onde foram beneficiados: 187 (cento e oitenta e sete) estudantes de curso de  graduação (formação para o magistério de Educação Básica) e 350 (trezentos e cinqüenta)  estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização em Psicopedagogia; e Estudos Lingüísticos e Literários). Os serviços educacionais foram integralmente prestados e até a presente data a referida instituição de ensino superior, ficou vendo navios, jamais recebeu o pagamento do erário municipal. A instituição de ensino ainda aguarda que um dia a Justiça da Paraíba, através de carta precatória, seja determinado o pagamento, levando-se em consideração que as ações de cobrança judicial ainda em tramitação, onde já são decorridos mais de oito anos dos serviços prestados e zero de pagamento. E o martírio dos dirigentes da faculdade em tela foi parar nas barras da Justiça Pública Estadual, pois, foram acusados de enriquecimento ilícito porque a Prefeitura Municipal de Santa Rita formalizou os contratos através do instituto da “inexigibilidade de licitação” com amparo legal: art. 205, da Constituição Federal/1988 e art. 25, inciso II, da Lei nº 8.666/93, tendo o referido processo de cunho penal sido julgado improcedente pelos membros do Colendo Tribunal de Justiça da Paraíba, confirmado em grau de recurso e com sentença transitada em julgado. Porém, o pagamento ainda depende de Carta Precária, depois de concluída toda fase de julgamento e recursos por acaso cabíveis na forma legislação.
                  
Ante o exposto, tudo nos leva a crer que "Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.", ex-vi Francisco Xavier, e assim caberá ao povo de Santa Rita escrever sua história e fazer seu juízo de valor envolvendo os fatos, relatos e o julgamento do tempo.

REFERÊNCIAS:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=217407831757168&set=pcb.217429638421654&type=1&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=217407811757170&set=pcb.217429638421654&type=1&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=217407855090499&set=pcb.217429638421654&type=1&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=217407838423834&set=pcb.217429638421654&type=1&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=217407781757173&set=pcb.217429638421654&type=1&theater

Enviado pelo escritor Francisco de Paula Melo Aguiar

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário