Seguidores

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Comentário no: - O Ataque de Lampião a Uirauna - Pb Por: Sérgio Dantas

Por José Mendes Pereira
 
Benjamim Abraão, Maria Bonita e Lampião

Lendo o  texto do escritor Sérgio Dantas vi que o povo uiraunense, na Paraíba, foi bem mais corajoso do que o povo de Mossoró. Pelo total de homens atiradores que tinha Lampião, a cidade de uiraúna foi uma grande guerreira, pois com poucos homens e além disso, despreparados, obrigaram o bando do rei Lampião sair da cidade o mais rápido que pudesse.

Mossoró foi avisada por pessoas que já sabiam a possível  invasão de  Lampião à Mossoró, e ela teve tempo para se preparar, devido o erro que o capitão Lampião cometeu quando escreveu um bilhete para o prefeito Rodolfo Fernandes, comunicando a sua intenção, o seu interesse e objetivo.

Se o rei do cangaço não tivesse avisado que iria invadir a cidade de Mossoró, com certeza teria levado o que desejava. Mas como todo mundo erra, Lampião errou e errou feio, e este erro serviu como aula, que invasão comunicada, será derrota na certa. 

Uiraúna não foi avisada pelos cangaceiros. Apenas (como fala o escritor), o sertanejo Leonardo Pinheiro percebeu a marcha de cangaceiros em direção a Belém e avisou a possível entrada dos facínoras na cidade Uiraúna

 Clique no link abaixo para ler o artigo do escritor Sérgio Dantas

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2009/12/o-ataque-de-lampiao-uirauna-porsergio.html
 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Um comentário:

  1. Anônimo11:49:00

    Pois é professor Mendes, eu também estive lendo a matéria do Dr. Sérgio Dantas, e só assim fiquei sabendo que não foi apenas a corajosa Cidade de Mossoró que expulsou o grupo de Lampião quando na sua frustrada invasão, mas o povo de Uiraúna procedeu da mesma forma. Foi mais um povo corajoso.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira -- Povoado Bela Vista - Serrinha-Ba.

    ResponderExcluir