Seguidores

terça-feira, 8 de outubro de 2013

NÓS E NÓS

Rangel Alves da Costa*
Rangel Alves da Costa

Eu, você, todas as pessoas ao redor, talvez todos desejemos viver em paz, com tranquilidade, em harmonia, aproveitando o melhor que a vida possa oferecer. E todos somos nós. A vida assim, pacífica e harmoniosa, não nos prenderia sufocantemente e não forçaria a estar desatando os nós, outros nós, que nos chegam como laços e aflições.

Mas, e infelizmente, nós nos tornamos, a cada passo, reféns de outros nós. Nós, pessoas que somos, indivíduos que estamos, quase nada mais podemos pensar em ser se os nós das incertezas, das dificuldades e dos reveses não nos deixassem emperrados na caminhada. Os outros nós, cordames entrelaçados na vida, procuram sempre ficar mais apertados.

Nós, sujeitos, que somos cordas, fios e linhas soltas em busca de realizações, nem sempre podemos fugir dos nós que se formam mais adiante; nós, que estamos em constante busca da liberdade, nos vemos entrelaçados precisamente quando os objetivos já estão tão próximos de serem alcançados. Nós sempre reféns dos nós, aqueles que se apertam para nos ameaçar.

Os nós chegam para afligir o que há em nós. Os nós, esses entrançamentos difíceis de ser desfeitos, cada vez mais apertados e doloridos, cada vez mais sufocantes e angustiantes, surgem para desassossegar o que se imaginava livre como um pássaro na sua caminhada. Adiante, quando o que se deseja é apenas prosseguir, eis que as linhas se enovelam, se retorcem e se misturam, embaralhando tudo.

 

Os nós que nos chegam aprisionando não são os nós que queremos ser. Queremos ser nós na simplicidade da junção e do compartilhamento, e não os nós do aprisionamento. Os nós que desejamos ser nos bastam nos laços da amizade, e não naqueles nós que nos deixam ser liberdade para a ação.

Por natureza, nascemos sem nós e com a possibilidade de, através da união, sermos um todo em nós. O homem não nasceu curvado perante si, os grupos humanos não surgiram já retorcidos e embaraçados; todos, formando tudo o que há em nós, somos predestinados a viver sem as impiedosas amarras, sem os nós. Contudo, as linhas da estrada são misturadas, confundidas, e se transforma em nós o que seria linha reta.

Nós e nós. Um e outro. Tão iguais e tão contraditórios. Diferentes, mas com o mesmo poder de atratividade e de fixação. O plural do substantivo masculino nó vai exsurgindo, vai despontando, se entrelaçando no pronome pessoal nós, e de repente tudo é um nó em nós. E nós amarrados pelos nós; nós que impedem a retidão das linhas que há em nós.


Eis que as palavras são as mesmas, os mesmos sons, as mesmas pronúncias, mas significações bem distintas e distantes. Nós e nós, um que nasce de vários nós, de vários enlaçamentos, formando algo difícil de ser desfeito; e nós, como junção de duas ou mais pessoas, uma diversidade que jamais gostaria de se ver entrelaçada.

Nós: Pronome, pois palavra que substitui os nossos nomes; indica as pessoas do discurso; primeira pessoa do plural; pronome pessoal do caso reto; pronome pessoal do caso oblíquo tônico. Nós somos, nós estamos, nós queremos. Eu e você somos nós; todos somos nós.

Nós: Substantivo masculino; entrelaçamentos apertados de dois ou mais fios ou cordas; laços feitos de cordas ou de coisas semelhantes, cujas extremidades passam uma pela outra, apertando-se. E também tudo que está enlaçado, preso, enrodilhado; os laços complicados que se dá na corda.

Ou ainda, com relação aos entrelaçamentos, eis que são as situações difíceis de resolver; os estorvos ou embaraços criados; as uniões, os laços e os vínculos; os pontos essenciais de uma questão e que precisam ser resolvidos. E é por isso que se diz dos nós como enrascadas, como empecilhos para prosseguimento de algo.

Mas o que o “nós”, enquanto pessoas, teria a ver com os “nós”, estes relacionados a amarrações ou liames de difícil soltura? Só há uma resposta. Até que aprendamos a fugir das ciladas e dos indesejados encontros viveremos nos nós criados por nós mesmos.


Poeta e cronista

blograngel-sertao.blogspot.com   


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário