Seguidores

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O CANGAÇO E OS CANGACEIROS EM BELAS E COLORIDAS PINTURAS

Publicado em 09/10/2013 por Rostand Medeiros

Recentemente recebi com enorme satisfação um e-mail do pintor paraibano Manoel Perigo Neto. Onde gentilmente me enviou algumas fotografias de suasobras de arte. 

image001 

Atualmente residindo em Fortaleza, Ceará, Perigo Neto possui uma habilidade muito interessante com os pinceis e seus quadros chamam atenção pelo intenso colorido.

?????????? 

Após vários anos afastado das exposições, Perigo Neto retorna com a exposição “CANGACEIROS”, com maravilhosos óleos sobre tela focando um dos mais interessantes fenômenos da história nordestina. Participaram da promoção desta exposição a Secretaria de Cultura de Patos e a revista OPOP, cujo lançamento foi realizado nesta progressista cidade paraibana no último dia 13 de setembro.

00 

Perigo Neto morou até os 25 anos em Patos, tendo começado na pintura realizando as ornamentações das festas regionais, principalmente no período carnavalesco. Tem como destaque naquela cidade 12 murais executados na antiga rodoviária local inaugurada em 1972 e que estão preservados até hoje.

?????????? 

Em 1976 o pintor foi morar em Recife onde participou de algumas exposições, com destaque para o Salão de Novos de Olinda, um dos eventos de arte mais concorridos na época.


?????????? 


 ??????????
Em 1983 ele foi transferido para Fortaleza, onde atualmente reside e é servidor público do Ministério do Trabalho. Nesta cidade também participou de várias exposições, inclusive na antiga TELEMAR, quando um dos seus quadros foi escolhido para ser capa das listas telefônicas norte e sul da referida empresa.

O Cangaceiro  

?????????? 

Foi selecionado para o 50° Salão de Abril, o mais tradicional salão de artes do Estado do Ceará.

Fica aqui o meu agradecimento a este pintor pelo envio deste interessante e belo material.

Perigo Neto 20



Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do "Cangaço" Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.wordpress.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo12:31:00

    Obrigado pela divulgação dos meus trabalhos. Qualquer novidade me escreva.
    perigoneto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir