Seguidores

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A cangaceira Lili


Neli Conceição é filha dos ex-cangaceiros Moreno e Durvalina. Este casal de cangaceiros foi o penúltimo a deixar a vida de facínora no dia 02 de Fevereiro de 1940.

Moreno e Durvalian

No meio de tantos sofrimentos dentro da caatinga, Moreno e Durvalina conseguiram sobreviver, e já livre de perseguições, mas no anonimato, o casal de cangaceiros nunca revelou aos seus filhos a vida que levava antes. É aquele velho ditado: "Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço" 

Corisco e Dadá

Mas os últimos cangaceiros que resistiram até o dia em que foram pegos pelas armas do tenente Zé Rufino, foram: Corisco, que foi assassinado no dia 25 de Maio de 1940, quando caiu na mira das armas deste militar e perseguidor de cangaceiros. E sua companheira Dadá, que foi poupada neste dia, mas perdeu uma das penas, tendo sido atingida por balas. Dadá só faleceu no ano de 1994, morte natural.


Quando Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião  foi assassinado juntamente com a sua rainha Maria Bonita e mais nove cangaceiros, alguns cangaceiros tentaram continuar o movimento do capitão, mas não tinham experiência para este fim, além disto, as pressões dos governos que ordenavam o extermínio total dos facínoras, e a partir daí, muitos resolveram caminhar para a rendição lá em Jeremoabo. 

Maria Bonita e Lampião
 
Alguns filhos de cangaceiros destacaram-se diante dos escritores e pesquisadores, mas de todos, quem mais brilhou e continua brilhando,  é a Neli Conceição ou a "Cangaceira Neli". 

 

Ela é conhecida no Brasil e no mundo inteiro, por ter participação junto aos estudiosos, eventos promovidos por estes que organizam a literatura lampiônica.

Se você quiser contatar-se com a nossa amiga Neli Conceição, basta acessar a sua página no facebook: Neli Conceição.

Moreno, José Geraldo Aguiar e Durvalina

A mãe de Neli Conceição, a Durvalina faleceu no ano de 2008, de AVC,  e o cangaceiro Moreno faleceu no dia 6 de Setembro de 2010, com 100 anos de idade.

Túmulo do casal de cangaceiros: Moreno e Durvalina

Fotos gentilmente cedidas pela a cangaceira Lili.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

4 comentários:

  1. Anônimo09:32:00

    Na verdade caro Mendes, a NELY é a filha de ex-cangaceiros que mais se destaca nos eventos da história do cangaço. Ela é uma pessoa abnegada - sempre pronta nas comemorações e encontros dos pesquisadores. Valorizo esse seu desprendimento integralmente voluntário.
    Abraços para você e para a Nely.
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha-Ba.

    ResponderExcluir
  2. QUERIDO AMIGO JOSÉ MENDES , MUITO OBRIGADA PELA BELO REPORTAGEM SOBRE MEUS PAIS AQUI NESTE BLOG , EU COMO FILHA DE DURVINHA E MORENO, SÓ TENHO QUE TE AGRADECER PELO CARINHO E RESPEITO QUE VC TEM PELA HISTÓRIA DO CANGAÇO , PARABÉNS AMIGO ADOREI ... MUITO OBRIGADA POR VC HOJE FAZER PARTE DA MINHA VIDA. LILI

    ResponderExcluir
  3. QUERIDO AMIGO JOSÉ MENDES , MUITO OBRIGADA PELA BELO REPORTAGEM SOBRE MEUS PAIS AQUI NESTE BLOG , EU COMO FILHA DE DURVINHA E MORENO, SÓ TENHO QUE TE AGRADECER PELO CARINHO E RESPEITO QUE VC TEM PELA HISTÓRIA DO CANGAÇO , PARABÉNS AMIGO ADOREI ... MUITO OBRIGADA POR VC HOJE FAZER PARTE DA MINHA VIDA. LILI

    ResponderExcluir
  4. QUERIDO AMIGO JOSÉ MENDES , MUITO OBRIGADA PELA BELO REPORTAGEM SOBRE MEUS PAIS AQUI NESTE BLOG , EU COMO FILHA DE DURVINHA E MORENO, SÓ TENHO QUE TE AGRADECER PELO CARINHO E RESPEITO QUE VC TEM PELA HISTÓRIA DO CANGAÇO , PARABÉNS AMIGO ADOREI ... MUITO OBRIGADA POR VC HOJE FAZER PARTE DA MINHA VIDA . LILI

    ResponderExcluir