Seguidores

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Informação sobre a suposta foto de Lampião

Por José Mendes Pereira
Amigo leitor:

No dia 26 de Novembro de 2013 postamos neste blog que a foto acima é de Virgulino Ferreira da Silva, o rei do cangaço "Lampião".

Ângelo Osmiro

Mas segundo o escritor e pesquisador do cangaço Ângelo Ormiro, informou ao escritor Dr. Archimedes Marques que não é o cangaceiro Lampião, e sim um policial.

  Dr. Archimedes Marques é o que está com terno

A foto foi enviada pelo o Dr. Archimedes Marques, mas não foi ele quem disse que é Lampião, apenas a encontrou neste site: http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/a-morte-de-lampiao-9394818.  

Na verdade é um excelente site, mas o que aconteceu que, no meio de outras, o site não explicou que a foto em estudo não é Lampião, e sim um policial que se vestiu de cangaceiro.


Mas veja a grande semelhança:


Muito semelhante o policial com o Lampião, e qualquer pesquisador, escritor..., e até mesmo estudante, todos,  ficariam confusos.

O blog do Mendes e Mendes e eu agradecemos a compreensão do leitor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

4 comentários:

  1. Caro amigo Jose Mendes:

    No link do site do acervo do Jornal O GLOBO, quando passamos o mouse em cima da fotografia ele diz que a fotografia é de Lampião, nada fala de ser de um possível policial volante... De uma coisa todos podem notar que a semelhança é imensa, mas enfim, tudo é discutível não é verdade?...

    Abraço.
    Archimedes Marques

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:45:00

    Pois bem professor Mendes, até mesmo o Dr. Archimedes com todo seu potencial de conhecimento, confundiu-se. Agora, problema solucionado; era um policial vestido de cangaceiro. Procederam corretamente: Você e o Dr. Archimedes fazendo a devida correção.
    Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba

    ResponderExcluir
  3. Parabens, pela correção. As semelhanças são grandes,mas onde à erros, tem acêrtos.

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos Antonio Jose de Oliveira e "blogdominervino", na verdade o Jornal O GLOBO diz claramente que a fotografia é de Lampião (basta acessar a página e passar o mouse sobre a foto e constatar). Assim, não houve equivoco da minha parte, muito pelo contrário, segui o que assevera o CONCEITUADO JORNAL O GLOBO) Se houve equivoco foi do Jornal, não meu. Aproveitando, procurarei um perito em fotografias para que seja definitivamente descartada, ou não, a dúvida.

    Archimedes Marques

    ResponderExcluir