Seguidores

domingo, 1 de dezembro de 2013

Benjamim, Lampião e Maria Bonita


Esta foto mostra o cineasta Benjamim Abraão Botto talvez entrevistando o casal de cangaceiros Lampião e Maria Bonita. O local onde foi feita esta foto eu não tenho conhecimento, mas poderá ter sido aproveitada das filmagens que fez o cineasta com o bandido Lampião.


Souvenirs 

Benjamin conta uma mentira que se espalha rapidamente pelo sertão: diz que Padre Cícero iria dar a última bênção naquele ano de 1929. É lógico que Juazeiro se enche de romeiros a ponto de o delegado dizer que tinha perdido o controle da cidade, de tanta gente que aparecia por ali. Benjamin, então, enche os bolsos com as vendas de seus souvenirs. A mentira é descoberta, mas Padre Cícero já gostava tanto do sírio que o perdoa e tira uma foto para abafar os fuxicos de que os dois iriam se “separar”.

 
Padre Cícero e Benjamim Abraão

Para provar que não estava bravo depois de uma das mentiras de Benjamin, Padre Cícero tira uma foto com o sírio, que posiciona sua mão perto do cangote do sacerdote para se dizer íntimo. E segura o jornal O Globo para demonstrar inte­lectuali­dade e fazer propa­ganda

CABELOS DO PADRE CÍCERO 

Quando Padre Cícero morre, Benjamin corta uma mexa do cabelo do religioso e começa a vender os fios aos fiéis. Até que alguém se dá conta de que o sacerdote não tinha tanto cabelo assim, e que, da mesma forma, o sírio já deveria ter vendido mais de 10 quilos de cachos. Foi a partir daí que ele começou a ganhar inimigos na cidade.

BENJAMIM ABRAÃO
 
Benjamin Abraão Botto nasceu em Zahlé, Líbano, no ano de  1890 e  morreu em   Serra Talhada, no dia 10 de Maio de 1938, dois meses antes da morte de Lampião. Foi  um fotógrafo sírio-libanês-brasileiro, responsável pelo registro iconográfico do cangaço e de seu maior líder, Virgulino Ferreira da Silva, o renomado rei  do cangaço, o Lampião.  

Segundo informações dos pesquisadores, Benjamin Abraão Botto foi assassinado durante o Estado Novo. Morreu esfaqueado (com quarenta e duas facadas), sem que o crime jamais viesse a ser esclarecido, tanto na autoria como na motivação, donde se especula ter sido mais uma das mortes arquitetadas pelo sistema, como outras ocorridas em situação análoga, a exemplo de Horácio de Matos (embora exista a versão de que o fotógrafo sírio-libanês teria sido alvo de roubo, por algum ladrão, apesar de com este nada de valor haver.

CRÍTICA HSTÓRICA

A historiadora francesa Élise Jasmin (n. 1966), que realizou uma mostra em França das imagens do Cangaço por Abraão Botto, fruto de seus trabalhos de pesquisa, declarou em entrevista que "Estas imagens dos bandidos no auge de sua glória e poder, ao lado das fotos com o jogo cênico de suas mortes, fazem parte desta espetacularização da violência que encontramos nas sociedades modernas (…)" - e aludindo que havia por trás do trabalho de Abraão uma intenção por parte do cangaceiro em "…desafiar seus adversários, impor seu poder e mostrar que seu sistema de valores, a vida que levavam, tinha um sentido para eles." - fato refutado por Urariano Mota, para quem "As lentes de Benjamin Abraão, que os filmou, é que fazem o espetacular".  A constatação original da pesquisadora francesa, entretanto, persiste, sobre o uso da imagem feita por Lampião: "foi o primeiro cangaceiro a cuidar de sua imagem, e aí reside sua grande originalidade. Teatralizou sua vida, utilizou modos de comunicação da modernidade que não faziam parte de sua cultura original, principalmente a imprensa e a fotografia"

Fontes:

http://xiquexiquense.blogspot.com.br/2013/02/cangaceiros-lampiao-e-maria-bonita_28.html
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1328069

http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Abrah%C3%A3o_Botto

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Lampião realmente foi capaz e inteligentíssimo para promover sua supremacia na arte que fazia pelos Sertões. Estudá-lo é uma oportunidade de entender muitas coisas sobre o nosso estimado Nordeste de tantas faces e mazelas.estudar o cangaço vai muito mais além de suas tragédias pessoais.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:02:00

    Pois é caro Mendes, é exatamente o que afirma o professor Thomaz Araújo, Virgolino era um jovem possuidor de excelente inteligência. Se houvesse recebido oportunidades por parte da Sociedade e das autoridades, tenho certeza que não teria se transformado em um LAMPIÃO.
    Abraços - Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:05:00

    Caro Mendes, ainda nesta oportunidade agradeço-lhe pela mensagem de Natal, e já desejo-lhe UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO juntamente aos seus familiares.
    Quanto ao MAPA DO CANGAÇO, creio que alguém um dia nos responderá se de certo o rei do cangaço esteve na Cidade de Riachão do Jacuípe-Ba, conforme o esquema do referido MAPA.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir